AGENDA CULTURAL

27.7.18

O santo de Campina Verde


São Jorge. Dizem que ele é tão poderoso que faz sombra na Lua. Se há um figura com centenas de lendas, ela é São Jorge.

Coube ao papa Paulo 6o. cassar-lhe em 1960 a santidade, pois segundo os teóricos da Igreja Católica o santo tinha uma história muito difusa. Nem dragão existia. E assim foi declarado que era santo coisa nenhuma e tirado do panteão da santidade católica. 
Close-up da primeira foto

Engana-se quem pensar ser ele santo apenas dos negros, dos pobres, do candomblé. Ele foi um santo muito ligado ao poder terrestre, soldado romano, participou de guerras, não era um santo meio afeminado, era macho, brigador.  

"Jorge veio ao mundo na região da Capadócia, uma das províncias da Turquia. O pai, também soldado, morreu em combate. Essa perda resultou na mudança para a Palestina, local de origem de sua mãe. Destemido e corajoso, em pouco tempo ele conquistou honras militares e títulos de nobreza. Veio em seguida a transferência para Roma, onde assumiria cargos políticos de relevo." Não foi pouca coisa.

Por obrigação paterna, tenho constantemente cruzado o Triângulo Mineiro para atingir Goiás, lá pelos lados de Campina Verde, em cuja estrada há uma entrada de fazenda com apenas porteira, nada de casa, numa área descuidada, em cuja trilha da propriedade passa muito caminhão. Nesse lugar, há uma estátua enorme de São Jorge assentada num pedestal, como a tomar conta daquele ermo. Quem sabe, protegendo a fazenda do devoto da invasão do MST, valendo por um batalhão.  


Close-up da primeira foto
Passei a primeira vez, aquilo me chamou a atenção. E assim, várias vezes. Até que um dia, a Helena parou o carro, desci, passei pela porteira destravada e registrei algumas fotos. Apenas vi minuciosamente o rosto do santo, bem talhado. Não perdi tempo com o dragão, mas a foto me revelou a besta-fera. A imagem foi trazida de fora e algum pedreiro fez o pedestal. 

Até onde procurei, a imagem ainda não foi registrada na internet. Fica aqui um pedido: caso algum internauta tenha mais informações sobre a imagem, qual foi a motivação do fazendeiro em pô-la em sua propriedade, me passe nestes endereços: 19 99786 9445 (com Whatsapp) ou conselio@gmail.com Pode ser o próprio dono da fazenda.

Viajar de avião, vemos apenas nuvens, queremos apenas chegar; de carro,  percebemos os detalhes, querendo curtir a viagem. Como cantou o poeta Mário Quintana, apenas a chegada não vale a pena.

Um comentário:

Unknown disse...

O que eu sei que igreja católica lá de Campina Verde e latifundiária dona de todas as terras no entorno da cidade.