AGENDA CULTURAL

6.10.20

Elas vão, eles ficam. Homens que são donos de casa

 http://www.overmundo.com.br/overblog/elas-vao-eles-ficam

Membros da Associação dos Homens Donos-de-Casa se reúnem para conferência

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP 


Houve uma fase de minha vida em que pensava ter vindo ao mundo a trabalho (há o folgado, que vem a passeio). Trabalhar muito é uma fuga psíquica. Difícil é passar a vida sem fazer nada, nadica de nada. O ócio pleno é mortificante. Ter uma vontade danada de trabalhar, encostar-se numa parede e deixar a vontade passar. 

Mas há também o inocente, que pensa ficar rico trabalhando intensamente ou ganhando na loteria. A gente só fica rico quando contrata outras pessoas para trabalhar pra si. Isso se chama exploração do homem pelo homem. 

Como tenho uma boa herança genética (herança de bens, nada), ter sido workaholic não atingiu a minha saúde, mas perdi alguns lances interessantes da vida. Entrava e saía de minha casa como se  morasse num hotel. Havia gente que duvidava que eu sobrevivesse à minha aposentadoria, mas fui desacelerando aos poucos, até chegar a me perguntar de manhã: "Tenho alguma coisa para fazer?"

Há homem tão omisso de suas funções em casa que a mulher precisa contratar um marido de aluguel. Calma, caro leitor, estou me referindo ao profissional que conserta tudo que estiver quebrado. Às vezes, também, a vida sexual da contratante. Nessa parte, sei fixar um prego na parede, trocar uma lâmpada (sem rodar a escada) e manejar uma furadeira elétrica.

Hoje, sou senhor do meu tempo, ele é meu, então percebo o quanto fui omisso nos meus compromissos domésticos. Ainda resisto em varrer a calçada, mas passo a vassoura no quintal, cuido de alguns matinhos nos vasos que insisto em chamar de jardim. 

Arrumar a cozinha (lavar aquela pia cheia de tarecos) passou a ser uma atividade terapêutica. Há uma panela que me irrita, volta e meia, está ela lá dizendo: "Oi! Eu aqui de novo!" Muitas crônicas estão nascendo nessa hora.

Atualmente, com a inversão dos papéis, há muito homem sendo dono de casa. A mulher trabalha fora e ele cuida da casa e das crianças. Nada contra, nenhum homem perde a macheza fazendo isso, é uma questão de mercado. Aquilo que é bem combinado não custa caro.

É bom dizer que há muitos másculos morando sozinho, administrando o seu recanto com maestria. Meu amigo Toninho Caracol é um deles.

Se você posa de moderninho, maridão exemplar, divide os afazeres domésticos com a companheira, vamos fazer um teste: sabe os dias e os horários em que o caminhão do lixo passa em sua rua? E o que recolhe os dejetos recicláveis? Não sabe? Então, cara, você é um falastrão. 

2 comentários:

Unknown disse...

Vamos acabar com o machismo....

Zulmira A de Oliveira Tinti disse...

Aeee....gostei...Tinti ainda não làva louça nem varre nadica de nada...kkk mas sabe os dias q passam os lixeiros.kkk cuida de peixe ...aus aus...e enche o saco o dia td..hahahaha