AGENDA CULTURAL

24.12.20

Comida de Natal - que haja para todos

 


Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Ceia de Natal. Hora de comidas diferentes, além de ser uma cerimônia religiosa, é momento solene de se alimentar. Ninguém serve feijoada na Ceia de Natal, é hora de pôr o sonho na mesa.

Às vezes, se serve o trivial, mas inserem-se elementos novos. Encontra maça na maionese, uva passa no arroz e manga na salada. Até aquele tio que não bebe nada, se atreve a tomar algumas cervejas, ficando mais alegre. Comprada ou doada, que haja Comida de Natal em todas as mesas.  

Na minha época de criança (faz tempo, hein!), era época de tomar guaraná resfriada numa vala coberta de terra há dias. As capelas, igrejas e pessoas mais aquinhoadas armavam o presépio. Papai Noel não havia chegado por aqui. Hoje, é festa todo dia. O refri faz parte da cesta básica. A cerveja está na lista mensal de compras.  

Aqui no interior, não pode faltar a leitoa. Já nos jantares mais sofisticados, a presença do peru é indispensável. Ou o chester, criado desde fevereiro para ser servido no Natal. 

Festa de Natal é família, dia dos iguais se reunirem, contarem coisas do passado, lamentar os ausentes. Celebra-se o nascimento do Menino Jesus, sabendo que na Quaresma Ele será crucificado. "Naquela mesa está faltando ele ou ela..." O Papai Noel será alguém da família, fazendo parte do isolamento da Covid-19.

Já festa de Ano-Novo é explosão de alegria, bebedeira, réveillon, é início do carnaval, quando a festa popular ainda existia em todas as cidades. Estou até me esquecendo de que estamos em regime de Covid-19.  

Neste ano, principalmente no Ano-Novo, não pode haver bicões, gente que percorre festas familiares e dorme bêbado sem gastar um tostão. Devemos respeitar a situação difícil em que vivemos. 

Se você, caro leitor, for negacionista, acha que não há doença alguma, não usa máscara, respeite a postura de seus amigos e parentes. Não arrumem conflitos. Procure a sua turma.  

Dizem que não voltaremos ao normal, que até o normal que está por vir é novo, diferente do que era. Mas que este sofrimento provocado pela Covid-19 seja um momento de aprendizagem. Que o normal seja novo, diferente, mas que seja melhor.  

2 comentários:

Alcino disse...

Pura verdade Hélio Consolare

Unknown disse...

Obrigada por tudo ...muita Paz !a todos o meu abraço carinhoso. Cidinha..