AGENDA CULTURAL

21.9.21

Poesia nos muros - um projeto para Araçatuba

Hélio Consolaro* 

Escrever poesia nos muros e paredes da cidade é uma ideia antiga, que teve edições anteriores mesmo Araçatuba-SP, mas quem renovou a proposta foi a professora Marisa Barbosa, da UniSalesiano, membro do Conselho Municipal de Políticas Municipais.

Vi a proposta na pauta (represento a AAL no conselho), mas como o CMPC não é um órgão executivo, eu perguntei à Marisa  se queria uma parceria da Academia Araçatubense de Letras (AAL). Ela topou, o Arnon Gomes e Fátima Tolentino também, assim começamos as reuniões: Grupo Experimental e AAL.

Dia 28 próximo, terça-feira, 19h30, com projeto redigido, vamos fazer uma conferência presencial entre os membros dos dois grupos e mais alguém da cidade que gostou da ideia: máscara, álcool, distanciamento e o pátio arejado. Vamos organizar coletivamente as ações. 

Não bastam os poetas, precisamos dos artistas plásticos. Apenas sonhos não são suficientes, então, vamos precisar de tintas, pincéis. Ter equipe para buscar os muros e paredes, pegar autorização, fazer tudo dentro da lei.

Trata-se da pintura de trechos de poesias, aforismos e haicais de poetas consagrados (50%) e poetas de Araçatuba – SP (50%), nos muros e edifícios privados ou públicos. A sede do projeto funcionará na Academia Araçatubense de Letras.

Qual é o objetivo desses malucos? Porque quem é normalzinho não vai correr atrás disso. Que impacto se pretende causar com este projeto?

 1) Surpreender as pessoas com arte, de forma inusitada, livre e provocativa.

 2) Produzir nessas pessoas reflexão e questionamento sobre a vida e seu cotidiano.

3) Incentivar a leitura, com a divulgação das poesias e dos nomes dos poetas.

4) Ressignificar os muros e paredes da cidade: ao invés de se isolar, comunicar.  

Leia o que a professora Marisa Barbosa escreveu para você se motivar ainda mais: 

'“Poesia nos muros' pretende ser um presente, um desafio, um respiro, uma fuga para transeuntes, motoristas, passageiros, uma quebra na rotina, uma reflexão para o dia a dia de centenas de pessoas que passam pelas ruas, cheias de signos e propagandas por todos os lados, e principalmente, um convite à leitura e à uma nova percepção do cenário urbano, usando a arte como canal de compreensão do mundo, com um desejo enorme de diminuir a distância tão comum com a literatura e como meio para questionar e transformar a vida urbana cotidiana."

 Motivado, caro leitor? Então, compareça, vai sobrar serviço para todos: rua Joaquim Nabuco, 210 - centro: aracaletras@outlook.com  

Todos os moradores de Araçatuba têm obrigação de tornar sua cidade mais bonita, mais saudável e sustentável. 

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras


2 comentários:

Marisa Barbosa disse...

Que texto mais animado! E que maravilha será ver a cidade transpirando poesias!

Caminhos disse...

Com irretocável exposição sobre a brilhante iniciativa da professora Marisa Barbosa, um convite irrecusável para a divulgação de provérbios que possam levar a reflexões no afã de um mundo melhor.
Meus cumprimentos a todos os envolvidos nesse projeto que já se prenuncia em total sucesso.

Antenor