AGENDA CULTURAL

22.12.21

Natal com gosto de ressurreição


Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Araçatuba-SP

No decorrer dos anos, cada Natal, cada festa de ano-novo tem um caráter diferente em nossa vida. Alguns alegres, outros tristes, mas tudo fazendo parte do plano divino.

Neste fim de 2021, sem contar a tragédia da pandemia de covid-19, na minha família a espada de Dâmocles da modernidade caiu sobre a Helena (esposa), que é o câncer. Esse mal que assusta a humanidade.

 No caso dela, a espada é uma questão genética. Como última pessoa viva de uma irmandade de nove, cinco morreram disso, seu organismo também produziu a doença. 

Ninguém gosta de receber a notícia em setembro, cirurgia marcada em novembro, convalescença durante as festas. Aliás, em tempo algum.

Numa checagem do sistema circulatório da Helena, exames de rotina, o pulmão saiu na tomografia como papagaio de pirata do coração. Havia uma mancha no intruso. 

Mais checagem: é tumor. 
Mais checagem: é maligno. 
Mais checagem: tumor do tamanho de limão galego. 

Análise do problema: o médico perguntou se ela havia fumado. Sim, há 30 anos. Ele sorriu com certeza por trás da máscara, não por sadismo, apenas porque sua tese foi comprovada mais uma vez. Fumou, f....! 

Sentença: cirurgia. Retirar metade de um dos pulmões. Não era semana santa, mas a via sacra durou semanas. 

Nessa hora, me lembrei de um haicai de Paulo Leminski: "não discuto / com o destino / o que pintar / eu assino". E fomos tomar as providências.

As rezas dispararam, até terço pelo zap. Parentes abestalhados. Filhos chorosos. "Eu não queria isso pra mim" - lamentava Helena. Oito horas de cirurgia, três dias de UTI, dezenove dias de hospital.

Isso em Araçatuba, no hospital da Unimed, pelas mãos dos médicos Flávio Garbelini,  Hélio Poço e equipe, mas poderia ter sido também na Santa Casa. 

É Natal! Helena passa bem. Todos alegres. Até parece que salvamos uma pessoa que ia caindo num poço profundo e a seguramos pelos sapatos. Este Natal tem gosto de ressurreição. 

Este problema parece ser só do cronista e ele o divulga no sistema de alto-falante da cidade porque é um falastrão. Nem tanto. Na humanidade é assim: o problema de um é de todos, por mais calado que se fique.  Pela arte, por sua mimese, é possível chorar juntos.  

3 comentários:

Unknown disse...

Se Deus quiser a Helena vai se recuperar, para alegria de todos que a rodeiam !

Izequiel Camilo DeDê Camillo disse...

Talvez vc não esperasse por esse comentário, Talvez agora tb vai lembrar do seu poema tecendo uma crônica de um garçom uma vez que fomos em SP século passado rsrsr Talvez lembra agora de um poema do TITO nosso amigo irmão de faculdade, cujo nome do poema acho que é O FATO, aquilo que pega o cara desprevenido. Sei que já fomos em época de de faculdade subversivos juntos contra a eleita ditadura,MAS TRABALHAVAMOS JA NA ÈPOCA PRA O PCC CHINES, pra MAO TSE TUNG aquele cara genial que matou 50 milhões de pessoas e impôs seu regime, e hj sua ideologia esta mais viva do que nunca no mundo todo, apenas encontrou de novo um forte opositor o BRASIL, hj estamos de lado totalmente opostos. Não sabemos, não enxergamos que, o caminho lá na frente se bifurca.
Mas rendo aqui meu profundo sentimento de total recuperaçâo pra Helena. E meio curandeiro que sou pois de medico e de louco todo mundo tem um pouco, indico nada melhor pra ajudar recuperar de câncer que Chade casca de IPÊ ROXO misturado com folhas de Graviola, consulte o DR GOOGLE, e tb indico como maior TONICO e com mais 26 propriedade as AGULHAS DE PINHEIRO SILVESTRE, estou até comercializando-as MAS POR AMIGO È SO PASSAR ENDEREÇO CO CEPF pois o KANGU exige , eu mando free, frete por minha conta. Talvez encontre por ai más não vi ai não. Tem muitos pes depois de AGUDO na indústria de celulose na beira da RONDON lado esquerdo quem vai pra SP depois de AGUDOS, e na Rodovia Assis chatobriand lado esquerdo indo pra SJ do Rio Preto antes de BONIFACIO, Saudade,felicidades,e sorte. Ah , lembrando do musico CAZUZA que disse EU PRECISO DE UMA IDEOLOGIA PRA VIVER; EU hoje penso assim: As ideologias estão morrendo.EU hj PRECISO DE UMA ILUSÂO PRA VIVER sem ilusão a vida perde a razão.Abçs

Izequiel Camilo DeDê Camillo disse...

publique meu comentários rsrsrsr anterior