AGENDA CULTURAL

13.4.22

Com amor, Benedita! Bendita comemoração ao Espiritismo - Flávio Zani

 

Hospital Benedita Fernandes, Araçatuba-SP
Muitas pessoas que passam pelo bairro Santana, em Araçatuba, e se deparam com a monumental estrutura física do que um dia foi o Sanatório Benedita Fernandes, sequer imaginam a história desta mulher que dá nome à construção. Eu, araçatubense, não conhecia.

Mesmo tendo nascido na terra dos araçás, eu nunca havia entrado naquele espaço e caminhado pelos seus corredores. E também nunca havia parado para pensar sobre quem foi Benedita Fernandes, enquanto esteve encarnada.

Eu, um jornalista de televisão e seguidor da doutrina espírita, um dia refleti sobre isso, com certo espanto. E dessa reflexão surgiu uma ideia: contar a história de Benedita Fernandes no programa Bem na Hora, do SBT no Interior, empresa onde trabalho há quase 15 anos.

Mas para isso eu precisei de ajuda. O jornalista Sirlei Nogueira gentilmente me ofertou um exemplar da obra biográfica “Benedita Fernandes. A Dama da Caridade”, do autor Antônio Cesar Perri de Carvalho, publicada pela editora Cocriação, de Araçatuba.

A partir da conclusão desta leitura ficou mais evidente a necessidade de contar para as pessoas a importância de dona Benedita Fernandes e o seu pioneirismo corajoso no tratamento de doentes mentais, viciosos, e de crianças abandonadas, em meio a tempos muito mais difíceis do que os atuais. Só a TV aberta teria essa penetração. E até este momento, os planos de elaborar uma reportagem estavam guardados apenas dentro de mim.

Porém, não seria respeitoso, com uma história tão forte, narrar tantos acontecimentos cruciais nos minutos contados da televisão. Era preciso criar uma série e dividir em episódios. Com esta consciência, o roteiro de “Com Amor, Benedita” surgiu.

Quatro episódios foram escritos e deveriam contar a história de dona Benedita Fernandes desde seu nascimento em Campos Novos de Cunha, em 1883, até aos dias atuais, passando por cada detalhe importante da sua luta na Terra e as consequências bondosas de sua existência física e espiritual.

Com a ideia compartilhada, a produção do programa Bem na Hora entrou em cena para cumprir o que o roteiro pedia. Encontramos entrevistados, espíritas conhecedores da história de dona Benedita Fernandes, o próprio biógrafo de sua trajetória, fotos, documentos, e artistas que encontram nesta história inspiração bendita.

Humildemente, mas com muito amor e dedicação, os episódios foram gravados e editados, formando a série “Com Amor, Benedita”, que foi exibida no programa Bem na Hora na semana que antecedeu a efeméride dos 74 anos da morte de Benedita Fernandes. Porém, ela está disponível na plataforma de streaming Tela2, do SBT no interior, gratuitamente.

“Com Amor, Benedita” é uma grande reflexão sobre o poder do amor e da caridade no mundo.

A série vai ser exibida na Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes (canal no YouTube e Facebook) a partir deste sábado (16), antevéspera da data de lançamento da primeira obra básica da Codificação Espírita por Allan Kardec, em Paris, na França. “O Livro dos Espíritos” foi lançado há 165 anos: em 18 de abril de 1857. As exibições estão agendadas para os dias 16, 23, 30 de abril e 7 de maio, véspera do Dia das Mães. Sempre às 15h.

Bendita comemoração ao Espiritismo!


Flávio Zani é jornalista e roteirista da série documental "Com Amor, Benedita", exibida no SBT no Interior em outubro de 2021. 

Nenhum comentário: