AGENDA CULTURAL

16.5.22

Dó de nós mesmos

Foto: Ângelo Cardoso-Araçatuba
Só hoje, presenciei três cenas assim, em lugares diferentes da cidade!! (Ângelo Cardoso)
Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP 
(Texto alterado em 18/05/2022)

Todos nós destruímos o meio ambiente, um pouco cada dia; até o vegano, com seu comportamento radical. Fazemos isso porque a Bíblia, o livro básico de nossa civilização ocidental, diz que o ser humano foi criado por Deus para dominar o mundo, como se fôssemos um elemento estranho, sem fazer parte dele.  

Inspirado por Deus ou não, quem escreveu todas as partes do livro sagrado foram seres humanos. O texto não é isento ou neutro. Por isso, uma leitura da Bíblia não pode ser literal, precisa ser feita de acordo com o contexto histórico.

Com autorização ou não da Prefeitura de Araçatuba-SP, tais assassinatos de árvores são feitos aos domingos, no Dia do Senhor, para que a repercussão seja menor diante do vandalismo praticado. Não haja ajuntamento de gente no local, protesto, presença da TV.

Este cronista não é um teólogo, apenas entende um pouquinho de Bíblia, com aulas para leigos do padre Hugo d’Ans durante dois anos. Além disso, cronista é um generalista, conhece tudo, mas superficialmnte. Como já definiu Machado de Assis, cronista é um beija-flor, passa por todos os temas, sentindo o seu néctar.   

A foto-denúncia da árvore decepada, postada por Ângelo Cardoso no Instagram, me chocou, tanto quanto a imagem de uma pessoa barbaramente assassinada e exposta por um sádico em redes sociais. Tratar mal o meio ambiente é destruir a nossa própria casa. Deus criou o mundo e inseriu o ser humano para conviver nesta estufa chamado planeta Terra, cuidar dele e não destruí-lo.

Na Amazônia, os garimpeiros e fazendeiros destroem milhares de árvores por dia, fazemos isso desde Pedro Álvares Cabral. A guerra nos escandaliza mais, mas suas ações são comparadas à guerra na Ucrânia.

A nossa cidade foi colonizada assim, matando os donos da terra (índios) e derrubando toda a floresta. Naquela época, isso era normal aos olhos da humanidade, hoje nossos conhecimentos nos deram outra consciência. 

A foto impacta porque já sentimos os efeitos da desgraça que nossos ancestrais fizeram: uma colonização sem regras. Hoje, aqui em Araçatuba, salvar uma árvore é salvar vidas. Tenho dó da árvore, mas acima de tudo, tenho dó de nós mesmos. 

2 comentários:

Alcino disse...

Todos os outros animais irracionais procuram vive em equilíbrio com a natureza, porém nós animais racionais por assim dizer, estamos destruindo nossa própria casa (nosso planeta), em outras palavras se continuarmos agindo assim estamos caminhando para autodestruição.

Anônimo disse...

Os conscientes não destroem ,e sim constroem a natureza que o Pai Celestial nos confiou,no entanto se não for protegida pela lei vão continuar ferindo a natureza...