Os textos são o resultado de anos de produção, que ficam explícitos na diversidade de assuntos abordados por Reynaldo Mauá Júnior, que revela seu poder de síntese em contraste com os artigos publicados periodicamente na imprensa araçatubense. Logo na introdução, o autor chama a atenção para um gênero literário que não é novo, porém, ganhou relevância com as redes sociais, onde tudo tem de ser rápido e instantâneo: "Várias nomenclaturas concorrem para classificá-lo. São chamados, também, de microconto, nanoconto, microrrelato, minificção, ministória, conto brevíssimo, além, é claro, de miniconto".
"Mentia a idade sempre. Cada soma de anos se transformava em um. Chegou à senilidade aos 15 anos", "Tinham uma relação tão tórrida que suas bocas ansiavam por lábios mais úmidos" e "O tesão desaparecera no meio do ato. Mas bem que ele tem tara" são três exemplos do que o leitor encontrará em "Uns poucos contos curtos". O autor desafia o politicamente correto e por outro lado romantiza a várias possibilidades do cotidiano: ''Achou o segurança tão lindo que desistiu de entrar na boate. Fez a festa fora".
Os minicontos são ilustrados com imagens criadas por inteligência artificial, todas em preto e branco, que não têm o objetivo de explicar o texto, mas de complementá-los. "Uns poucos contos curtos" contribui para que os adeptos do minimalismo na literatura travem um debate, no mínimo, consigo mesmo na definição ou redefinição de seus conceitos sobre o que é o gênero, que pode ter apenas uma linha, mais de uma linha ou poucas palavras. "Contos curtos, sim; pequenos, não", é o título do prefácio, de autoria do editor Antônio Reis.
Reynaldo Mauá Júnior ocupa a cadeira número 6 da Academia Araçatubense de Letras (AAL), é autor de "Entretantoscantos", de poemas, lançado em 2019. Tem trabalhos publicados em coletâneas, principalmente da série "Experimentânea", editado pelo Grupo Experimental da AAL. Na Balada Literária, além do lançamento do livro, terá música ao vivo e palco livre para quem quiser mostrar o próprio talento, cantando ou declamando textos de livre escolha.

Nenhum comentário:
Postar um comentário