AGENDA CULTURAL

23.3.14

Consórcio Intermunicipal Culturando se reúne com secretário estadual de Cultura

Imagem inline 1

Segunda rodada afina prosa com Secretaria de Estado da Cultura
Secretário analisou apresentação do CIC; parcerias, na prática, devem ser definidas em próximo encontro
Em segundo encontro com o secretário de estado da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, a secretaria executiva do Consórcio Intermunicipal Culturando (CIC) apresentou mapeamento respondido por 13 cidades consorciadas; atualmente, o consórcio conta com 24 municípios.

Foram debatidas estatísticas que passaram desde próprios culturais existentes a participação em Conferências Municipais e o quanto cada consorciada já realizou quanto à estruturação do Sistema Municipal de Cultura.

Marcaram presença gestores culturais de 7 cidades: Araçatuba, Barretos, Guaíra, Monte Alto, Matão, Monte Azul Paulista e Taquaritinga, liderados pelo presidente do Consórcio Culturando, Sérgio de Mello (prefeito de Guaíra). Associações parceiras (AGCIP e Os Independentes) foram representadas pelo presidente da AGCIP, Samir Karnib.

Além do secretário de estado, integraram os debates o diretor técnico do ProAC – Programa de Ação Cultural, setor de ICMS, Efrén Colombani.


Imagem inline 2
Efrén Colombani, Sérgio de Mello e Edemilson Sete (dir.) acompanham fala do secretário estadual de Cultura, Marcelo Araújo

Próxima rodada
Após as explanações dos diretores de Comunicação, Luiz Felipe Nunes, Financeiro, Victor de Nozaki e do secretário executivo, Edemilson Sete, Marcelo Araújo interpretou alguns dos dados e solicitou, para o próximo encontro, um mapeamento dos potenciais e grupos culturais existentes nas cidades – tarefa das mais árduas, tanto para o CIC quanto para a Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

Ao final, o CIC solicitou que houvesse um convênio direto entre Secretaria e Consórcio, com recursos voltados a ações nas cidades consorciadas – uma ideia foi realizar formatos de Festivais de Artes.
O secretário de estado reiterou a necessidade de um mapeamento do que se produz de cultura nas cidades para o próximo e sinalizou que avaliará as questões legais e viáveis de estabelecer essa parceria.

Imagem inline 3
Gestores reunidos após debates culturais; próximo encontro deve delinear ações concretas. Vanessa Manarelli representou Araçatuba-SP.

Nenhum comentário: