AGENDA CULTURAL

20.5.14

Orçamento participativo em Araçatuba

Prefeito Cido Sério dialoga com a assembleia
Hélio Consolaro*

Araçatuba está com suas assembleias de orçamento participativo em andamento, as chamadas AOP, conduzidas pelo secretário municipal de Participação Cidadã Alex Lapenta. 

São 13 assembleias realizadas nas terças, quartas e quintas-feiras à noite, nas escolas. E um domingo, no bairro rural de Engenho Taveira. As diretoras têm colaborado significativamente para que o evento aconteça.

Alex Lapenta
Para uma pessoa mais exigente, parece pouco o que está sendo feito, pois o evento não passa de uma assembleia onde a população faz reivindicações, a Prefeitura mostra as que foram atendidas, conforme relação do ano anterior, e anota as atuais.
Fernando Verga
Esse pouco é bastante, porque a nossa população foi educada tendo a sua disposição um estado paternalista. Tanto ricos como pobres buscam soluções de seus problemas no Estado, por meio do clientelismo ou pela corrupção. Assim, poucas pessoas do bairro comparecem, porque historicamente a participação popular entre nós só se dá em momentos cruciais.
Cidadão questiona
Geralmente, 10 pessoas se inscrevem e falam no microfone, mas na hora da chegada à escola que sedia o evento, o cidadão apresenta qual é a sua principal reivindicação.
Mesa composta: prefeito Cido Sério (PT) e vice-prefeito Carlos Hernandes 
Alguns vereadores comparecem para um contato direto com a população, embora alguns critiquem que eles falam demais ao usar o microfone, cansando a assembleia. O prefeito Cido Sério (PT) não tem negado a palavra aos vereadores, mesmo que sejam oposicionistas. Na verdade, contato não é só discursar, mas conversar antes da assembleia,  fazer roda de conversa. O ex-vereador Nilo Ikeda se reelegeu várias vezes sem fazer discurso algum.
Cidadãos se inscrevem para apresentar suas reivindicações
Mas o grande astro das assembleias populares é o prefeito Cido Sério(PT), porque ele tem sido fustigado, a oposição manda algumas ”cobras criadas” para provocá-lo e ele não perde a calma, como fez o senador Aloysio Nunes (PSDB) que numa entrevista a um blogueiro mandou a pqp e o chamou de vagabundo. O fato foi gravado e está no Youtube. O prefeito de Araçatuba sai por cima, deixa o sujeito sem chão.
Vereador Gilberto Batata discursa 
Poucos homens públicos tem essa coragem de gratuitamente ir ao povo numa assembleia, por iniciativa própria, e dar a cara para ser batida. Nunca cassando a palavra de ninguém, sempre na maior educação possível. O secretário municipal de Comunicação Social Fernando Verga às vezes até exagera na mesura.

Mas é assim que se constrói a cidadania, que chama o povo à participação. E dessa tarefa, tenho certeza, o prefeito Cido Sério(PT) não abre mão.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura Araçatuba-SP

Nenhum comentário: