AGENDA CULTURAL

2.6.14

Virada Cultural Paulista movimentou milhares de fãs de música e artes cênicas



 Público da Virada Cultural lotou a Praça Getúlio Vargas

O final de semana araçatubense foi recheado por uma intensa grade de programação cultural promovida pela Virada Cultural Paulista. O evento, realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado e a Prefeitura de Araçatuba (Secretaria Municipal de Cultura), no sábado (31) e domingo (1.º), reuniu milhares de pessoas nas Praças Getúlio Vargas e João Pessoa e nos Teatros Castro Alves e Paulo Alcides Jorge.

Talita Rustichelli e Banda Balaio de Vó deram o start no aquecimento do público
No sábado, a cerimônia de abertura ocorreu no Teatro Castro Alves com a presença do prefeito Cido Sério; do secretário municipal de Cultura Hélio Consolaro e da representante da Secretaria Estadual do Governo do Estado de São Paulo, Mara Ruzza. Depois de iniciada a maratona de atividades culturais, a Cia. Repentistas do Corpo apresentou a peça “Carnaval em Sampa”.
DJ Cláudio Costa com os servidores da SMC Osvaldir Magrão (Eventos), Henry Mascarós (Diretor de Cultura) e Luana Leite (Cultura Popular)
GETÚLIO VARGAS
A abertura na Praça Getúlio Vargas ficou por conta do DJ Cláudio Costa, que levou ao palco um estilo misto entre R&B, soul e funk, com um estilo único e técnica única. Com uma irreverência inconfundível, Talita Rustichelli e a Banda Balaio de Vó, atração local escolhida para compor a lista de shows no palco principal, levaram uma mescla de canções próprias e sucessos da MPB.

Secretário de Cultura Hélio Consolaro em conversa de bastidores com o cantor Criolo
Em seguida, no intervalo da programação, uma curta-metragem do Programa Pontos MIS foi apresentada nos telões auxiliares ao lado do palco principal. O curta “Amor de Thanatos / Nina” prendeu a atenção do público que começava a ganhar volume para acompanhar as próximas atrações.


Trazendo ao palco uma fusão entre hip-hop e música eletrônica, a cantora MC Lourdes da Luz trouxe o show “Levante”, trazendo seu swing e agito ao denso público que se encontrava na praça. No intervalo, o público acompanhou mais uma atração do curtas Pontos MIS, dessa vez, o filme “Um dia... E logo depois um outro / Moto-Perpétuo”.

Brunno Carvalho lotou a Praça João Pessoa
MAIS MÚSICA
A irreverência, jovialidade e admiração do público fizeram da banda Copacabana Club um sucesso de público sem precedentes. A banda tocou sucessos de seu repertório como “Love is Over”, “Easy” e “Let It Go”, mas a música que levou os espectadores ao delírio foi o grande sucesso “Just Do It”. A canção provocou um coro que energizou todo clima frenético da noite. Ao final, sob aplausos e gritos de admiração, a banda se retirou com a sensação de dever cumprido.

Copacabana Club agitou o público araçatubense com seu estilo diferenciado e frenético
O grande clímax da noite foi provocado pelo cantor, MC e compositor Criolo. Considerado como um dos principais nomes da nova safra de cantores brasileiros, o cantor era aguardado pelo público de diferentes faixas etárias. Seu talento é reconhecido por grandes nomes da MPB, dentre eles Chico Buarque e Gal Costa.

Cantor Criolo saúda seus fãs em entrada triunfal
O cantor apresentou duas canções do seu novo CD, que ainda não tem data para lançamento: “Duas de Cinco” e “Cóccix-ência”. No momento em que o cantor convocou a plateia a cantar junto com ele a canção “Não existe amor em SP”, seu maior sucesso atualmente, a Praça Getúlio Vargas se completou com uma energia musical inebriante.

O cantor encerrou o show por volta das 2h da manhã, com um público que ainda dispunha de energia para mais algumas canções.


PRAÇA JOÃO PESSOA
O cantor araçatubense Brunno Carvalho deu início às apresentações da Praça João Pessoa, na noite de sábado. O jovem cantor interpretou sucessos nacionais e internacionais, levando o público a cantar e acompanhar cada uma das canções entoadas. Brunno conseguiu um público denso durante todo o show, que se estendeu até os limites finais da praça.

Mesmo com o clima chuvoso e algumas atrações remanejadas ou canceladas, as atrações do palco principal se mantiveram e não afastaram o público. Mais uma vez, o DJ Cláudio Costa abriu o evento e promoveu um esquenta na população de Araçatuba.

Em seguida, a cantora Daúde apresentou um show único, com arranjos próprios e que fazem referência ao seu novo CD, “Código Daúde”. Dentre os sucessos que a cantora levou ao palco estão “Pata Pata” e “Babalu”. Bastou que a cantora entoasse a primeira canção para que o público se entregasse a sua jinga e participasse ativamente do show.

Ao se retirar, Daúde foi aclamada pelo público que pedia bis, e retornou ao palco para finalizar mais uma vez com sua apresentação. Logo em seguida o curta “Destimação / Paleolito” foi exibido aos presentes. O cantor Curumin apresentou o show da turnê “Arrocha”, que conta com canções de seu novo CD, além de faixas de CDs anteriores. O set list apresentado pelo cantor foi aprovado pelo público, que acompanhou a todo instante as canções trazidas.

Quem fechou a programação da Virada Cultural Paulista de 2014 em Araçatuba foi a banda Asian Dub Foundation, da Inglaterra. A banda apresentou um repertório que passou entre o estilo punk, eletrônico, rock e jungle. O público aprovou todo o repertório trazido pelos ingleses e, durante todo o show, interagiram e se aglomeraram para acompanhar o evento.

Cantora Daúde com seu ritmo inconfundivel. Ao final do show, o público pediu bis
TEATRO
Um dos destaques entre as artes cênicas foi a peça “O Menino Detrás das Nuvens”, do grupo araçatubense “Os Macumunados”. O espetáculo, que aconteceu na manhã fria e chuvosa de domingo (1º), foi aplaudida de pé pelo público. Muitas pessoas deixaram o Teatro Paulo Alcides Jorge com lágrimas nos olhos.

Curumin e banda apresentaram um mix de som de estilos
A peça, que tem texto de Carlos Augusto Nazareth, fala de sonhos e realizações por meio da história de um menino que quer ver e sentir o mundo. A poesia e a sutileza dos temas encantaram as pessoas, de todas as idades, que acompanharam o espetáculo.

Prefeito Cido Sério e Hélio Consolaro (Secretário de Cultura) em foto com a banda Asian Dub Foundation
BALANÇO
Para o secretário municipal de cultura, Hélio Consolaro, a realização de mais uma Virada Cultural Paulista de sucesso é fruto de um trabalho bem feito por ambas as partes, tanto da iniciativa municipal, como da estadual. “Tivemos um público tão bom quando o do ano passado. Isso nos garante mais pontos para que nos próximos anos, possamos trazer nomes de peso ainda maior”, destaca o secretário.


A diretora do Departamento de Administração da Secretaria Estadual de Cultura, Mara Ruzza, destacou que a cidade de Araçatuba tem uma importância muito grande na realização desses eventos, pois, todas as demandas oferecidas ou solicitadas são produzidas com afinco, qualidade e resultado final admirável. Ela ainda destacou que a receptividade, tanto do público como da organização é diferenciada e de qualidade.

Virada Cultural teve público de 110 mil, garante Estado


A Secretaria de Estado da Cultura divulgou na tarde de ontem a contagem de público da Virada Cultural Paulista 2014. Em Araçatuba, onde o evento aconteceu no último final de semana, o número estimado foi de 110 mil pessoas, superando o total do ano passado, que foi de 77 mil.

Em todo o Estado de São Paulo, foi registrado um público estimado em 1,4 milhão, em todos os 28 municípios participantes (nos dias 24, 25, 31 de maio e 1º de junho).

O número corresponde ao total de atendimentos realizados durante a Virada, ou seja, a soma do público presente em cada atração oferecida. Se uma pessoa prestigiou, por exemplo, duas atrações, ela foi contada duas vezes.

A contagem foi realizada por representantes da Secretaria de Estado da Cultura, comparada com dados fornecidos pelas Prefeituras e com registros fotográficos do público feitos durante as apresentações.

Já nas atividades realizadas em locais fechados, foi levado em consideração o número de ingressos distribuídos, conforme a pasta. Um dos shows com mais pessoas presentes foi o do rapper Criolo, que aconteceu à meia-noite.

Para o secretário municipal de cultura Hélio Consolaro, a maior parte do público se concentrou no sábado. Sobre a atração internacional, a banda inglesa Asian Dub Foundation, o secretário fez uma comparação ao show de encerramento do ano passado, feito por Almir Sater.

“Apesar da boa qualidade artística, a Asian Dub Foundation não chamou público como Almir Sater em 2013. Ela é uma banda alternativa. Mas quem foi gostou muito”, comenta.

AVALIAÇÃO
Consolaro diz que os espetáculos programados pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, tiveram um balanço positivo.

Ele acrescenta que lhe chamou a atenção, por exemplo o fato de a apresentação do cantor araçatubense Brunno Carvalho, na praça João Pessoa, ter mais gente que a de Lurdez da Luz, no palco principal, na praça Getúlio Vargas.


INVESTIMENTO
O investimento da Prefeitura com o evento também subiu dos R$ 140 mil, gastos com 2013, para R$ 200 mil. Segundo o secretário, a não utilização do teatro da Unip (Universidade Paulista) – por determinação do Estado - foi um dos fatores que encareceu o evento, já que a Prefeitura teve de locar uma estrutura a mais para o palco da praça João Pessoa, além de equipar melhor o teatro Paulo Alcides Jorge.

O valor total foi aplicado na locação de equipamentos de som e luz, telões de led, banheiros químicos, camarins, alimentação de equipe, geradores, material de limpeza, segurança de apoio de palco, entre outros.

“Conforme o avanço tecnológico, essa logística que cabe ao município está ficando cada vez mais cara, mas vale a pena, pois é uma forma de a população ter atrações artísticas diferenciadas e contemplar outros segmentos, sem pagamento de ingresso”, complementa.

Em Ilha Solteira, na região de Araçatuba, onde o evento ocorreu pela primeira vez, também no último final de semana, a estimativa de público foi de 25 mil pessoas.


A Virada Cultural no município recebeu cerca de 15 atrações, de diferentes segmentos artísticos, incluindo MV Bill e Dexter, Ana Cañas, o humorista Osvaldo Barros, a atração local Banda Aviso, entre outras. As atividades aconteceram na Casa da Cultura Rachel Dossi e na praça da Integração.

Fonte: Folha da Região - Talita Rustichelli

Nenhum comentário: