AGENDA CULTURAL

31.3.15

Araçatuba age de forma integrada na saúde - recebe prêmio por isso

A partir da direita: vice-prefeito Carlos Hernandes, Sandra Exaltação, médico Fábio Bombarda, prefeito Cido Sério e secretário José Carlos Teixeira
30.03.15 – Araçatuba recebeu Menção Honrosa pelo trabalho “Estratégia de Integração de Serviços de Saúde - Ambulatório, Pronto-Socorro e Hospital Referenciado: Seis Anos de Experiência”, em congresso que reuniu secretários municipais de saúde do Estado de São Paulo. A nova sistemática foi implantada em 2009, no início da primeira gestão do prefeito Cido Sério.

Essa estratégia de integração dos serviços de saúde está baseada em seis objetivos principais: aprimorar o atendimento ao paciente com HIV/AIDS, ampliar a adesão à prática terapêutica e à alta morbidade, aumentar os diagnósticos precoces, uniformizar a condução dos acidentes biológicos e sexuais, e criar estratégias de integração dos atendimentos em diversas esferas da saúde.

“A partir de 2009 foi iniciado projeto de associação e compartilhamento de equipes e protocolos nas esferas de atendimento baseado no compartilhamento de profissionais. O médico que atende no ambulatório faz avaliações de seus próprios pacientes no Pronto-Socorro, e conduz as internações hospitalares do começo ao fimÉ a segunda vez que a cidade leva trabalhos para apresentar no evento, e foi nossa primeira premiação. É muito importante esse contato com todos os municípios do Estado", diz Sandra Margareth Exaltação, dirigente administrativa do Ambulatório Municipal DST/AIDS.

Essa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) em parceria com a Santa Casa de Araçatuba, para integração de todos os serviços. “Desta forma foi possível uma melhora expressiva no desempenho do sistema de saúde, com investimento menor em exames, realização de tratamentos mais uniformes e efetivos, redução do tempo em salas de espera e no transporte, assegurando maior conforto para o paciente e satisfação de toda a equipe”, acrescenta a dirigente.

O médico Fábio Bombarda atua nas duas esferas, Município e Santa Casa, ainda representada pelos médicos Luiz Cláudio Andrades Lima e Sérgio Smolentzov, que é o diretor clínico do hospital. O médico Daniel Martins Ferreira Júnior e a dirigente Sandra Exaltação estão vinculados ao Município.

O secretário de Saúde José Carlos Teixeira representou Araçatuba no XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. "Foi um momento para os secretários e para os funcionários das secretarias debaterem dúvidas e demandas das cidades. Também foi importante para apresentação dos trabalhos, para conhecimento de todos os municípios do Estado. E Araçatuba teve papel de grande destaque”, comentou Teixeira, que anunciou oficialmente o reconhecimento na reunião de secretários municipais, na segunda-feira (30).

O evento realizado em Campos do Jordão, entre 18 e 20 de março, também reuniu prefeitos e funcionários do Ministério da Saúde. O tema central foi “SUS, Política de Estado: Acesso com Qualidade”. A Menção Honrosa para Araçatuba foi concedida durante a XII Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios.



Nenhum comentário: