AGENDA CULTURAL

7.4.15

Prefeito Cido Sério vai Brasília participar da posse de ministro araçatubense

Carlos Eduardo Gabas, da Previdência Social; Renato Janine , da Educação; prefeito Cido Sério; Edinho Araújo, da região de São José do Rio Preto, é ministro da Secretaria Nacional dos Portos.
06.04.15 – O prefeito Cido Sério participou da posse do novo ministro da Educação, araçatubense Renato Janine Ribeiro, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), na manhã de segunda-feira (6). E esteve acompanhado de outro araçatubense escolhido pela presidenta Dilma Rousseff para comandar um Ministério: Carlos Eduardo Gabas, da Previdência Social.

Segundo o prefeito, "é uma honra para Araçatuba ter dois ministros no Governo Dilma Rousseff: o da Previdência Social e o da Educação. E especialmente no momento em que estamos finalizando a implantação da faculdade de medicina. Eu penso que isso pode ser mais positivo ainda. Uma coisa é você dialogar com alguém que não conhece a sua realidade. Outra coisa é tratar com quem a conhece; a pessoa já sabe do que você está falando".

Renato Janine Ribeiro substitui Cid Gomes, que deixou o governo em março após se envolver em polêmica com o Congresso Nacional. A presidenta Dilma Rousseff agradeceu o trabalho de Gomes no governo, e disse que confia na dedicação e competência de Ribeiro para conduzir o MEC a partir de agora. “Renato Janine Ribeiro é um ministro educador numa pátria educadora. Sua escolha traduz em simbolismo a minha maior prioridade para esses próximos quatro anos. Tenho certeza de que ele irá criar, transformar, melhorar e fazer avançar a educação no nosso País”.

PRIORIDADES

Cido Sério destacou também os posicionamentos da presidenta Dilma Rousseff ao dar posse ao segundo araçatubense no Ministério. “Ela defendeu a Petrobras e os recursos do pré-sal que vão financiar a educação. E disse que as medidas do ajuste fiscal não atingirão os programas essenciais do setor”, salientou o prefeito.

“Garanto às brasileiras e aos brasileiros que a necessidade imperiosa de promover ajustes na nossa economia, reduzindo despesas do governo, não afetará os programas essenciais e estruturantes do Ministério da Educação (MEC). Os recursos dos ‘royalties’ e do Fundo Social do Pré-Sal – por lei serão destinados a investimentos em saúde e educação – já são uma realidade, e o modelo de partilha precisa ser defendido”.

A presidenta acrescentou que “não é coincidência que, à medida que cresce a produção do pré-sal, ressurjam algumas vozes que defendem a modificação do marco regulatório que assegura ao povo brasileiro a posse de uma parte das riquezas. Não podemos nos iludir: o que está em disputa é a forma de exploração desse patrimônio e quem fica com a maior parte”.

Dilma defendeu a “luta pela recuperação da Petrobras” para garantir a continuidade da exploração do pré-sal e a chegada dos recursos. A estatal vive a maior crise de sua história após a revelação de um esquema de corrupção na empresa. “Tenho a certeza de que a luta pela recuperação da Petrobras que está em curso – tanto a luta quanto a recuperação – é minha, é do meu governo e, tenho certeza, interessa a todo povo brasileiro. O que está em jogo nessa luta em defesa da Petrobras e do controle do pré-sal é a soberania do nosso País e da educação”.

Edinho Araújo foi outro ministro presente à posse, no período da manhã, e que é expressão política regional: deputado federal, ex-prefeito de São José do Rio Preto e atual ministro da Secretaria Nacional de Portos. O novo ministro Renato Janine Ribeiro assumiu o cargo no período da tarde, em substituição a Cid Gomes.

O MINISTRO EDUCADOR

Ministro Janine com a presidenta

“Renato Janine Ribeiro é um ministro educador numa pátria educadora”, salientou a presidenta Dilma Roussef. Professor titular de ética e filosofia política da Universidade de São Paulo (USP), o araçatubense de 65 anos é formado em filosofia pela mesma universidade, mestre pela Université Paris Pantheon-Sorbonne, doutor pela USP e pós-doutor pela British Library.

O novo ministro já foi membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Também atuou como membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP e é membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: