AGENDA CULTURAL

11.7.15

Horta: uma atração da Expô 2015 - Araçatuba

10.07.15 - A tradicional horta na Expô Araçatuba, iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA) mostra à população, em mais um ano de sucesso e grande visitação, o processo de cultivo de hortaliças e outros produtos. Segundo o secretário municipal Silvio Garcia, "mesmo com período de chuva o interesse das pessoas em conhecer a horta não diminuiu. Durante todos os dias da festa recebemos centenas de crianças, adultos e idosos, animados para ver o cultivo. A grande visitação confirma o sucesso".


Silvio Garcia também mencionou o destino dos produtos da horta, que serão distribuídos para entidades assistenciais. "O carinho e dedicação da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial resultaram em uma horta muito bonita e bem conduzida. E a produtividade também está em alta, o que deve gerar uma colheita que beneficiará diversas famílias".

Para o técnico agrícola e monitor da horta, Paulo Sérgio Chiaranda, a expectativa de produção gira em torno de 120 caixas, até o último dia do evento. "Serão distribuídas hortaliças, plantas medicinais e alimentos diversos, que foram cultivados desde o mês de abril. A colheita, assim como a visitação, deve ser outro enorme sucesso".


A novidade na Expô 2015 é o sistema de plantio em mandala, que possibilita maior aproveitamento da área em pequenas propriedades. São 21 canteiros em formas circulares, que variam de 12 a 24 metros, onde estão cultivadas hortaliças como alface, repolho, brócolis, couve, rúcula e outras 19 variedades de ervas medicinais.

Nenhum comentário: