AGENDA CULTURAL

2.4.16

Retreta dominical na praça São João de Araçatuba neste domingo


Neste domingo (3/04/2016), na Praça São João que fica localizada defronte à Igreja São João, Araçatuba-SP, a partir das 16h, acontecerá mais uma retreta dominical. O objetivo da Retreta é promover e estimular o desenvolvimento da cultura local, com atividades lúdicas e de entretenimento.  Entrada gratuita. 

O evento contará com a presença do Sambista Mancha e seu grupo, Orquestra Municipal de Sopros Bruno Zago, Orquestra Jovem de Repertório Livre e a Fanfarra Municipal (FAMA). 

Orquestra Municipal Bruno Zago.

No dia 10, de novembro de 2011 o prefeito Cido Sério assinou o Projeto de Lei que denomina “Bruno Zago” a Orquestra Municipal de Sopros. 

 Bruno Zago era um grande músico e professor de violino, além de ser um excelente lutiê (construtor de instrumentos musicais em madeira) e sócio honorário da ALMA.

Nascido em Catanduva, Zago se mudou para Araçatuba no ano de 1968, onde foi convidado para integrar uma banda. Com muita minúcia, atenção a detalhes milimétricos, bom ouvido e concentração, o músico confeccionava diversos instrumentos musicais de corda tais como violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. As principais madeiras que eram usadas por ele eram a grevilha e a tauari. Já o verniz ele mesmo que produzia. O seu primeiro instrumento foi um violino.











O lutiê também foi entalhador, escultor e marceneiro. Todas as profissões tomadas pela arte. Seus violinos já percorreram diversos lugares do mundo, tais como Austrália, São Paulo, Belo Horizonte e África. Antes de morrer, o músico além de fabricar seus próprios instrumentos, também dava aulas em casa. Bruno tinha 88 anos, sendo 60 anos totalmente dedicados a carreira de músico. Vítima de uma forte pneumonia, o lutiê deixou filhos, netos e admiradores por todo o mundo. 

Orquestra Jovem de Repertório Livre.
Imagem 

Aos 72 anos, o maestro Areobaldo Monfredini organiza e rege a Orquestra Jovem de Repertório Livre de Araçatuba, que existe a exatos 17 anos. Areobaldo Monfredini, que participou por muito tempo na orquestra OS GUANABARAS com seu pai, apresenta um repertório eclético, passando da MPB ao Jazz, do bolero ao samba, e do blues ao swing com canções nacionais e internacionais. O maestro não pega os músicos prontos, vai formando-os desde a juventude para que assim se tornem excelentes profissionais. 


Fanfarra Municipal (FAMA). 

A Fanfarra de Araçatuba foi criada em 1994 e completa 22 anos em agosto. Desde novembro de 1998 é regida pelo maestro Mizael Levi Caetano. Atualmente reúne vários integrantes, desde aprendizes aos mais experientes músicos. A grande maioria dos componentes iniciou atuação a partir de 2009. O repertório é de canções nacionais e internacionais. A fanfarra araçatubense foi tricampeã brasileira, tricampeã estadual e também conquistou diversos torneios pelo país. 
Sambista Mancha. 
Com mais se 20 anos de carreira o paulistano Mancha já gravou três discos de vinil e mais sete CDs com participações especiais como Art Popular, Negritude Júnior, Exaltasamba e Bokaloka. 

O sambista possui várias músicas de sucesso de sua própria autoria, como: Sandra de Sá, Bebeto, entre outras. Em sua carreira solo, apresenta ao público o melhor do MPB e samba raiz trazendo um pouco da noite paulistana para o interior. 

Nenhum comentário: