AGENDA CULTURAL

31.7.10

Show da diversidade cultural

Hélio Consolaro*
Sentimos que a região precisava fazer algo em comum no campo cultural. Sabíamos que algumas iniciativas eram feitas, mas sem a presença de Araçatuba. Na verdade, por ser a maior cidade, suas lideranças sempre acharam que os municípios menores sempre foram seus satélites naturais. Havia certa arrogância embutida nisso.

Como sempre disse o atual prefeito de Araçatuba, Cido Sério, uma região unida e desenvolvida com mais uniformidade traz benefícios a todos os municípios.

O prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos, numa dessas reuniões do Ministério da Cultura na região, sugeriu a Araçatuba que fizéssemos algo em comum Araçatuba-Penápolis. Isso ocorreu nos aniversários dos dois municípios em 2009.

Participando de articulações de secretários paulistas da Cultura, percebemos que outras regiões tinham ações em comum, integrativas. Assim, depois de discutir o assunto com o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araçatuba, com aprovação unânime, em 6 de julho deste ano (2010), resolvemos apresentar um plano de ação a 12 cidades: Birigui, Penápolis, Andradina, Guararapes, Mirandópolis, Valparaíso, Pereira Barreto, General Salgado, Auriflama, Buritama, Ilha Solteira. E Araçatuba, claro.

Fizemos nova reunião no dia 29 de julho de 2010, na cidade de Penápolis. Ainda não compareceram: General Salgado, Auriflama e Buritama. E resolvemos fazer um Show da Diversidade Cultural em cada mês em cidade diferente, de preferência, nas comemorações do aniversário do município anfitrião.

Assim, dividimos os municípios em duas categorias: anfitrião e visitantes. A coordenação de cada evento ficará por conta do anfitrião. Ele também vai providenciar toda infraestrutura para que o evento aconteça, levando em consideração as condições para tanto. Caberá ao visitante levar suas atrações artísticas e arcar com isso, como: pagamento de cachê (se houver), transporte, hospedagem, alimentação.

O Show da Diversidade Cultural terá um conselho coordenador composto por representante de cada município participante. A sua composição se dará na próxima reunião, em Pereira Barreto, no dia 19, às 9h30, na Casa da Cultura. Os três municípios ausentes até agora (Auriflama, Buritama e General Salgado) ficarão fora da iniciativa caso não compareçam com representantes em Pereira.

Já decidimos também que em 2010 faremos uma experiência com três cidades com o Show da Diversidade Cultural: Penápolis (24/10 – aniversário: 25/10), Andradina (em novembro) e Araçatuba (5/12 – aniversário: 2/12). Sempre aos domingos.

E como ficarão as cidades menores? Elas podem se articular em suas microrregiões, fazendo articulações semelhantes, porque é impossível fazer uma ação que integre a todas, por causa do limite do tempo, fazer mais que um evento por mês inviabiliza as ações. Isso só será possível quando houver formalizado um Consórcio Intermunicipal de Cultura, com funcionários e estrutura própria.

Comecemos pequeno, sem muita pretensão, com tudo resolvido coletivamente e de forma democrática. Uma grande amizade começa com pequenas ações. Já caminhamos significativamente.

*Hélio Consolaro é atualmente secretário da Cultura de Araçatuba.

Nenhum comentário: