AGENDA CULTURAL

26.9.11

Sorria, meu bem - a felicidade chegou


Cinco conselhos que vão ajudá-lo a construir sua própria felicidade
www.maisde50.com.br

A eterna discussão entre "ser" ou "estar" feliz pode estar perto de chegar ao fim. Por que precisamos justificar o motivo da nossa felicidade? Zélia Duncan, na música "Felicidade", diz o que todos pensamos: "felicidade assim, sem mais nem menos, é muito esquisito". Somos todos responsáveis pela nossa própria felicidade. Quando uma pessoa se sente bem consigo mesma irá sentir-se feliz, sem precisar de nenhuma justificativa. É mais simples do que parece. E você, do que você precisa para ser feliz?

A felicidade está dentro de nós mesmos. A psicóloga e psicanalista Luciana Brasil César destaca que "o trabalho e o amor deixam a pessoa feliz. Tudo depende do percurso que foi feitos. Se a pessoa deixou um caminho muito frustrante talvez sinta mais dificuldade de sentir-se feliz, mas isso depende de cada um". Para a psicóloga, psicanalista e membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ) Denise Duek Reznik, "a felicidade é a comunhão consigo mesmo, principalmente. Estar bem consigo é fator essencial para sentir-se feliz".

Apesar de ser um sentimento e, por isso, ter uma característica bastante emocional, é possível racionalizar a felicidade. "A felicidade é muito mais emocional mas, às vezes, podemos olhar o que está em volta pragmaticamente ao lidar com momentos não tão favoráveis com um olhar mais benigno, por exemplo. O próprio trabalho de análise é tentar minimizar sofrimentos de eventos passados e emprestar um sentido menos sofrido para o que passou. Não sei se dá para dizer que isso é racionalizar o sentimento mas, ainda assim, usando a palavra, você ainda está no terreno emocional", explica Denise.

"Independente dos deslizes, dentre todos os felizes sou o mais feliz", cantou Zélia Duncan. De fato, se o copo está "meio cheio" ou "meio vazio" depende do ponto de vista de quem olha. Para Denise, "as pessoas podem 'ser' felizes e estarem descontentes, tristes ou aborrecidas em alguns momentos. A completude é da ordem da ilusão. Não se pode estar completo, pois sempre há um furo, um descompasso. A incompletude está na nossa condição de ser humano. Tudo depende da maneira como se vê a vida".

Para ajudar você a ver o lado cor-de-rosa da vida e ser mais feliz, preparamos uma lista com algumas dicas para fazer as pazes consigo mesmo e conquistar a sua própria felicidade. Veja a seguir:

Nenhum comentário: