AGENDA CULTURAL

20.10.11

O poder do diálogo


Terapeuta de casal dá dicas de como manter uma boa comunicação com o seu parceiro - www.maisde50.com.br

"Ele deve saber o que eu quero sem eu precisar dizer", "ela não deve rejeitar o meu ponto de vista", "amar significa nunca precisar pedir desculpas". Esses são alguns exemplos dos erros mais comuns e que fazem muitos casais se desentenderem. A falta de uma boa conversa pode levar um relacionamento à falência. Para descobrir o poder que o diálogo pode ter, selecionamos os oito mitos da comunicação entre casais, e que vão ajudar vocês dois se entenderem de uma vez por todas.


Saber expressar seus pensamentos de maneira clara e objetiva é a primeira regra de um bom diálogo. De acordo com a doutora em Psicologia e docente na Universidade Severino Sombra (USS) Fátima Niemeyer da Rocha, "o diálogo é a coisa mais importante nas relações interpessoais. Sem diálogo, não tem relação. Se o casal não dialoga, a interação não existe. Não digo nem de verbalizar, pois a comunicação é feita de várias maneiras, inclusive de maneira não-verbal".

E se o casal estiver mesmo disposto a ficar junto, não há crise que sobreviva a uma boa conversa. "No diálogo franco, amadurecido, em que haja respeito recíproco, as pessoas vão poder colocar seus pensamentos, desejos e verdadeiros sentimentos. No momento que haja desejo de manter a relação, o diálogo é imprescindível, desde que se mantenha o respeito. Se não houver o desejo de manter o relacionamento, não há diálogo que dê conta. Quando tomam consciência de que não conseguem estabelecer o diálogo, às vezes é preciso que uma terceira parte mediadora faça a ponte entre uma pessoa e outra", diz Fátima.

Interferências ou "ruídos" podem obstruir o processo comunicativo, gerando mal-entendidos entre casais. Trabalhar para eliminar essas falhas deve ser o ponto de partida para quem quer praticar a arte de dialogar. "A comunicação só existe quando um está pronto para escutar o outro. Se não existir essa disponibilidade, um não vai ouvir o outro. É como se todos estivessem gritando e um sobrepõe a voz do outro e ninguém se entende. Além disso, é preciso saber que ele não é igual a você. Não se pode esperar que concordem em tudo. Também é importante lembrar da questão ética de achar que seus desejos se transformam imediatamente em direito. Desejo é desejo, realidade é outra coisa", conclui Fátima.

Alguns mitos ainda dificultam a conversa entre o casal e deixam o entendimento cada vez mais distante. Terapeuta de casal e de família, a americana Rona Subotnik selecionou os oito principais mitos e ensina como fazer para que eles não atrapalhem mais a sua relação. Veja a seguir:

Mito 1: Casais devem saber o que o outro pensa, quer ou sente.
Como não podemos ler pensamentos, saber dessas coisas é impossível. Você precisa falar e dizer ao seu parceiro o que você gosta. Senão, você vai armar uma tarefa impossível para ele, vai ficar desapontada e desenvolver uma raiva dele que nem você vai entender da onde veio. Ele não tem bola de cristal e não há nada de errado com ele por não poder adivinhar.

Nenhum comentário: