AGENDA CULTURAL

23.3.23

Conseguiu porque lutou

Hélio e Gervásio
Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP 

Irmão é uma entidade que é imposta. A irmã ou o irmão são criaturas da mesma ninhada. O irmão ou irmã pode ser cheio de defeitos. Apenas eu posso apontá-los, mas os outros se o fizerem, quebro-lhe a cara. "Quebrar a cara" é uma expressão que se usava no antigamente do meu grupo escolar. Hoje é politicamente incorreta.

Os leitores ficaram sabendo que perdi meu irmão seguinte a mim, no quarteto criado por Dona Augusta e Seu Luís: Hélio, Gervásio, Alberto e Luís Augusto. Com todas as letras: Gervásio Antônio Consolaro. 

Ao tê-lo, minha mãe deve ter tido uma gravidez difícil, amedrontada pelo  primeiro parto do qual nasceu este croniqueiro foi muito difícil. Entre os irmãos,  ele era o doentinho, fraco, amarelento, o gago. Vivia com minha mãe no consultório do Dr. Alfredo Dantas. A hipocondria dele deve ter nascido dessa fragilidade.  

Como nossa diferença de idade era pequena, menos de três anos, não consegui fazê-lo palmeirense como os outros irmãos, se tornou um santista (ou pelezista), mas não era fanático.  

Morávamos no bairro rural de Cafezópolis, Araçatuba-SP, andávamos 10 km (ida e volta) para alcançar o antigo primário no Grupo Escolar Francisca Arruda Fernandes, bairro Santana, onde hoje funciona a FEA - Fundação Educacional de Araçatuba.

Chegávamos famintos em casa, depois de muita bagunça pela estrada. Numa dessas chegadas, fui tomar o pão da mão dele, Ele se defendeu de meu chute com a faca de ponta com que estava cortando o pão, que entrou em minha perna direita. Chegou a ficar espetada, para desespero de minha mãe. Naquela época não havia os recursos de hoje, a ferida foi curada à base de ervas. Tenho a cicatriz até hoje.  

A fisionomia dele era mais para o avô paterno, Vitório Fortin, mas de espírito era um legítimo Consolaro. Dos quatro filhos de Dona Augusta e Seu  Luís, era o mais galã, mais vaidoso. Ficava bravo se alguém insinuasse que era mais velho do que este croniqueiro. Penso que morreu primeiro, sendo mais novo, para que eu tivesse oportunidade de fazer esta crônica.

Dos quatro, ele seguiu o caminho do sistema, nas coisas certas e erradas. Não foi estudar fora, não saiu da casa dos pais para morar sozinho ou em república. Não aprendeu a se virar sozinho dentro de uma casa. A minha cunhada, mulher dele, se queixava desse negócio de querer tudo na mão, habituado por minha mãe.  

Para entrar no sistema, ele usou os concursos públicos, uma ferramenta que só dependia dele, em que tinha habilidades, sem precisar de ser um bom orador. Virou um concurseiro de mão cheia. Foi galgando os concursos pelo nível de dificuldade, parou quando aprovado para ser fiscal de renda do Estado de São Paulo.    

Chegando à Secretaria Estadual da Fazenda, foi ocupando os cargos sem fazer falcatruas, como um genuíno Consolaro. Até mesmo na administração municipal de Araçatuba, quando serviu por quatro anos, no primeiro mandato de Dilador Borges (PSDB).   

Construiu um pequeno patrimônio, economizando dinheiro do bom salário. Nesses cargos, ele era de um lado político, eu de outro, mas estabelecemos tacitamente uma convivência familiar sem nunca chegar ao conflito. Foi um homem público com galhardia.

Nunca alguém me procurou para reclamar de sua atuação como chefe. Nem mesmo empresários se queixaram comigo que Gervásio havia cometido abuso de poder. Aos poucos, foi se livrando da gagueira acentuada, sabia escolher as palavras quando dava entrevistas à imprensa.

Ele nasceu depois de mim, morreu antes. Isso não importa, viveu bem seus 71 anos. Não quero com esta crônica torná-lo santo, pois escondi nas dobras do texto seus defeitos, mas foi um grande homem. 

17 comentários:

Anônimo disse...

Boa relação entre irmãos e elogiável a integridade dele e belo reconhecimento da sua parte.

Anônimo disse...

Justíssima homenagem. Perde Araçatuba um grande cidadão!!

Anônimo disse...

Conhecio Gervásio no posto fiscal, onde o mesmo era o delegado. Homem simples com esmero e educação tratava de forma igualitária a todos que o procurava. Gervásio, descanse em paz, combateu o bom combate.

Anônimo disse...

Lindo demais. Uma belíssima homenagem. Bem Haja

Anônimo disse...

Uma bela crônica num momento tão triste, sabemos que a morte é certa mas muitas vezes vivemos como se fossemos eternos.Grande abraço do poeta de Guararapes SP.

Anônimo disse...

Eu não o conheci pessoalmente, Hélio, mas já ouvi comentários sobre ele por alguns familiares e… posso testemunhar que era isso mesmo: Gervásio foi um homem admirável pelo seu caráter, um homem público que sempre honrou o seu trabalho!!! Que Deus o tenha em sua morada eterna!!!

Anônimo disse...

Que bonito seu Hélio, o senhor descreveu tão bem o jeito do seu irmão que pareceu que eu o conhecia.....💙

Anônimo disse...

Uma boa árvore não nega os seus bons frutos.

Anônimo disse...

Meu profundo sentimento de pesar a toda a família a família enlutada pelo passamento do amigo Gervasio. Somente hoje tomei conhecimento do seu passamento.

Ventura Picasso disse...

Vida bem vivida, fica a lembrança do passado cheio de saudade...

Anônimo disse...

Muito bom, Hélio bela crônica para seu irmão

Anônimo disse...

Perder irmão mais novo que você deixa sentimentos de que ainda não era hora certa de ficar sem a sua presença e desconfo, o certo seria ir embora por ordem de chegada.

Anônimo disse...

Linda homenagem

Anônimo disse...

Lembro-me demais do Gervásio. Fui apresentado a ele, e nunca me esqueci do seu nome. Dias depois nos encontramos ali na Praça Rui Barbosa, e o cumprimentei chamando-o pelo nome, e ele estranhou,pediu desculpas porque não mais se lembrava do meu nome. Justifiquei, a dizer-lhe que era o segundo amigo que tinha agora com aquele nome, e era o segundo Gervásio na minha existência. Aí veio aquele papo de onde eu era, o que eu fazia, que ele tinha esquecido alguns detalhes do nosso primeiro contato. Quanto ao seu comentário, Consa, não me surpreendeu em nada.Sabia que você ia nos passar um retrato perfeito e sem retoques, mágico que é no manuseio das palavras.

Anônimo disse...

Família maravilhosa! Parabéns 👏

Anônimo disse...

Sempre q tinha dúvidas sobre legislação fiscal,ligava ou ia até o posto fiscal trocar ideias com ele para resolver,década de 90,pessoa sempre disponível ao diálogo,meus sentimentos.

Anônimo disse...

Conheci pessoalmente Gervásio e me marcou pela educação e porque tenho um irmão com 83 anos de nome Gervásio.. ..
Vez outra nos encobtravamos em um Barzinho de duas senhoras