![]() |
Nice Zucon e Lucas Zanatta |
Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP
Dizer que estou feliz por ter perdido a eleição, apesar de que vice é ignorado até nas derrotas, não é verdade. Como dizem quando o time da gente perde: estou de cabeça inchada. Não vou procurar nenhuma frase de alguém famoso como consolo. Nem vou dizer a clássica choradeira: fomos traídos!
Havia cinco candidatos a prefeito de Araçatuba-SP. Um seria escolhido, quatro desmontariam seus comitês com lágrimas nos olhos. Por mais que a derrota estivesse evidente, o candidato sempre tem uma esperança para continuar na luta.
Borella (PSD-Kassab) e Fornari (PP-Artur Lira) cavaram as próprias sepulturas ao se engalfinharem como dois adolescentes. Da briga, surgiu o Tertius Gaudens, que o Cído Sério (PV-Lula) esperava ser ele.
E foi o Lucas Zanatta (PL). A turma do PL era composta de jovem, apesar da vice ser vovó, gente da burguesia, adeptos de Bolsonaro, neoliberais. Já Cido Sério reunia a esquerda em frangalhos, envelhecida, com um pedaço dela apoiando o Filipe Fornari.
Cido Sério, 65 anos, o candidato mais velho. Vice, este cronista, com 75 anos; coordenador de campanha, 74 anos; marqueteiro: 77 anos. Um pessoal analógico que acreditava só em panfletagem. Internet, se desse. Fizeram até um jornal escrito ca campanha.
Apoiadores com depoimentos nos programas de TV: Válter Tinti, Tito Damazo, Faustina Silva. Nossos agradecimentos, honrados cidadãos, mas todos com mais ou quase 80 anos. Cadê a juventude? Biden e Lula são velhos, mas o primeiro já cansou.
Além disso, o boato do questionamento da candidatura de Cido Sério (depois acontecido) impediu-o de organizar a sua candidatura com partidos além da Federação do Brasil Esperança. Isso foi um golpe fatal.
Assim, a FBP ficou sem vereador na Câmara Municipal de Araçatuba. Fernando Zar conseguiu 954 votos, mas a federação não atingiu o coeficiente para, pelo menos, um vereador.
Xingar os eleitores? Nunca! A voz do povo é a voz de Deus. O que tinha de ser aconteceu. Parece fatalismo, mas é leitura da realidade, análise da conjuntura. O vitorioso ganha em cima dos erros alheios, como acontece no futebol. A luta continua.
3 comentários:
Prof. Hélio, vice na chapa da Federação Brasil da Esperança, no texto Cabeça Inchada, faz sua análise sobre as eleições aqui na terrinha. Durante a campanha, Hélio, que se encarregou de outras atividades e eu, travamos umas tertúlias sobre diversos assuntos. Claro, com todo o respeito possível. Uma coisa me chamava a atenção e disse a ele:. “Você olha muita para as árvores e esquece a floresta”. Acho que o velho professor, continua preocupado apenas com o pau-brasil, o araça, carne de vaca, fumo bravo, pau mandioca etcetc.
Não foram as idades que determinaram o resultado eleitoral. Se assim o fosse, Lula, não seria candidato em 2022 e nem será em 2026!Nem as estúpidas brigas de dois candidatos, nem a suposta juventude de outro candidato. Essas são as árvores da floresta que tem peso na ecologia dela mas somente elas não determinam a grandeza da mata.
Não companheiro Hélio, foram a falta de recursos, a entrada tardia na campanha ( entramos em 09.09.2024), a pouca militância que assumiu compromissos, as divisões internas, a campanha das mídias venais e de jornalistas marrons na construção de falsas notícias, a falta em desconstruir políticas bolsonaristas, o lero-lero de pastores/as e padres, a polarização entre candidatos, poucas pessoas envolvidas em posições chaves etc e, fator importante de tantos que votaram na direita e na extrema-direita bolsonarista ou não foram votar ( 45%), o descumprimento de atender diversas necessidades da povo durante governos da centro-esquerda. Eis a floresta.
E, com tudo isso, fomos às ruas. Fizemos nossa campanha. Perdemos feio. Perderemos outras.
O povo tem culpa? Não irei passar o pano para ele, o povo. Repetirei o que já escrevi sobre isso... “Parte porque vai ganhar grana com isso ou já ganhou. Parte porque caiu no lero- lero de pastores/as e padres. Parte quer ver o circo pegar fogo e acha engraçado isso. Outra parte porque não entendeu nada”.
Quanto aos nossos rumos, da centro-esquerda e da esquerda, precisamos acertá-los.
Abraços desse idoso.
Marcos
O PT de Araçatuba derrotou o PT de Ata
Boa analise Marcos
Postar um comentário