AGENDA CULTURAL

6.6.12

Que os homens pensam das mulheres depois dos 50 anos

Buscamos a opinião de homens com idades entre 48 e 68 anos e descobrimos qual a opinião deles sobre as mulheres maduras. E o resultado surpreende as desavisadas.

Por Ilana Ramos - www.maisde50.com.br


O complexo feminino com o próprio corpo faz com que, especialmente depois que elas passam dos 50 anos, sua autoestima sofra um sério baque ao folhear as revistas na sala de espera do consultório médico. Corpos perfeitamente torneados, maquiagens elaboradas e aparência jovem parecem ser tudo aquilo que atrai os homens em uma mulher. No entanto, não são esses aspectos que a ala masculina valoriza quando busca um relacionamento. Buscamos a opinião de homens com idades entre 48 e 68 anos e descobrimos qual a opinião deles sobre as mulheres maduras. E o resultado surpreende as desavisadas.

Aquela celulite "grita" toda vez que você se olha no espelho? Ou a maquiagem nunca mais vai ter o mesmo efeito, pois agora ela tem que brigar com os pés-de-galinha fininhos do canto do olho? Geralmente, esses detalhes chamam muito mais a atenção da própria mulher do que do outro. De acordo com o psicólogo clínico Vitor Sampaio, "aquele detalhe (aquela gordurinha sobrando, ou aquela sobrancelha torta, por exemplo) que parece enorme e que é a única coisa que chama atenção no espelho, de fato, só chama atenção pois está ali, próxima da 'dona' do corpo. De forma geral, buscamos o 'todo harmônico' ao olhar para os outros, mas nos detemos nos detalhes quando olhamos para nós mesmos".

Tudo aquilo que as mulheres acreditam que é fundamental para o homem, na verdade, faz pouca ou nenhuma diferença para eles. Segundo o administrador de empresas Luiz Cesar Matteucci, de 54 anos, "para as mulheres na faixa de 50 anos, um pouco de gordura e de celulite não prejudicam a imagem física delas - o exagero sim, as deixa com aspecto de desleixo e sem elegância. A primeira parte do corpo feminino que gera um encanto é o rosto, pela feminilidade, depois as pernas continuam com a sequência de beleza que me atraem". E essa é a opinião compartilhada pelo funcionário público José de Souza, de 48 anos. "Todas mulheres são atraentes, pois cada uma tem algo que atrai um homem, quer seja no caminhar, na cor da pele, dos olhos, dos cabelos, até na cor da roupa que ela veste. As partes do corpo feminino que mais me atraem são os olhos e a boca. Os olhos por serem a janela da alma e a boca por ter o sorriso".

Olhos chamam mais a atenção do que a barriga. E a celulite? Faz parte. Parece que tudo o que as mulheres achavam que eles pensavam sobre elas caiu por terra. Segundo ele, grande parte da beleza feminina, afinal de contas, vem da maneira como ela se coloca. Para Antônio de Pádua Lisardo, de 60 anos, "uma mulher atraente tem que estar bem arrumada, não tem que se vestir como uma adolescente, mas algo que fique bem nela. Que seja discreta, de preferência que esteja de vestido, mas nada muito justo. Cabelos bem arrumados, um salto não muito alto e que não esteja fumando nem falando muito alto". Esdras José de Oliveira, livreiro aposentado de 68 anos, ainda coloca: "cabelos curtos, cor natural. Também gosto deles brancos, se for o caso. Claro que ela deve ter mais de 50 anos. Gosto do clássico e a maquiagem deve ser leve. As marcas do tempo têm de aparecer, caso contrário, fica artificial, cara de boneca".

Não é nada revolucionário, mas esse tipo de informação ainda pode surpreender algumas mulheres. Vitor explica essa visão. "A atração física é a primeira atração. Ou seja, é o chamariz, aquilo que atrai o olhar. É o que permite, muitas vezes, que se possa permitir a aproximação dos parceiros. Mas o físico pode não se sustentar. Claro que isso depende de quem está se aproximando: há homens que se interessam apenas pela aparência, enquanto outros valorizam muito mais uma boa conversa, a inteligência, o humor, etc.". Não que um corpo bem cuidado não seja importante, como aponta Apio Claudio Pereira, de 67 anos. "Acho essencial cuidar do físico, por isso prefiro as mulheres mais magras. Ela tem que cuidar do corpo. Não me importa celulite ou seios caídos. Acho que é o preço que se paga ao deus Cronos. Gosto do corpo como um todo, consonante com a idade, mas bem cuidado".

Por que, então, grande parte das mulheres acredita que a aparência jovem, peito, bumbum e barriga de mulheres de 30 anos são os maiores atrativos para os homens? A resposta é simples: a mídia. Vitor diz que "peitos, bunda e barriguinha são as três principais partes do corpo que são visadas, até pela mídia. No entanto, são sexys sem serem sensuais. Explico: há uma diferença entre um decote de peitos grandes e um decote de costas, bem alinhado. A diferença é a sedução. Ao valorizar as mãos, os pés, as costas, por exemplo, a mulher valoriza a sedução, a sensualidade. Ao valorizar a bunda e os peitos, a mulher valoriza a sexualidade. Um não é pior do que o outro, mas o que ocorre é que, hoje em dia, há uma supervalorização e exposição da sexualidade, e falta sensualidade. Logo, uma mulher sensual chama mais atenção, e mexe com lados inexplorados na cabeça do homem".


Ver crônica de Affonso Romano Sant'Anna
Mulher madura  

12 comentários:

Unknown disse...

Sensualidade e estilo, sempre. Um bom perfume,inteligência e bom humor tornam uma mulher madura muito interessante, basta saber apreciar. Eu me acho muito mais....interessante hoje, aos 48 anos que aos 20. Hoje eu sei o que eu quero. E conheço os caminhos, meus e dele.
Isso é bommmm.........rsrs

O Poeta das Multidões disse...

O senhor está muito entendido de mulher. Parece até que gosta. Heitor ?Gomes.

O Poeta das Multidões disse...

O importante na mulher não é a idade, e sim a sua história. Uma mulher sem história, só serve para saciar a nossa animalidade e nada mais. Heitor Gomes.

Mirna disse...

Eu recomendo às mulheres grandes, fazer coisas para se sentir bonita. Vá ao cabeleireiro, roupas novas, ou você compra um perfume sedutor e usá-lo em ocasiões especiais.

Hélio Ninha disse...

Boa Tarde !...
Xará !...

Uma matéria muito interessante, Aliás, um assunto que muita gente não quer entrar em detalhes...MEDO de falar "asneiras"...Com referencia ao que diz o conteúdo (mulher), "gosto muito", porque a idade chega sem avisar, é silenciosa, temos que aceitar, jovem, de meia idade, mulher madura, aí chegou também a idade do respeito (faixa dos 80,90,100,120 anos).Muitos amigos falam que que sou necrófilo, pura maldade, desses "amigos passivos"...Xará, sou ATIVO véio...vou parar por aqui, senão!....

Abçs...










Unknown disse...

A principal receita seria a propria aceitacao. Em segundo lugar, a realizacao intelectual. Somamos agora uma boa postura, um corpo elegante, um sorriso generoso e teremos uma mulher atraente ainda que madura.

Unknown disse...

Bode velho gosta de capim novo kkkkk

Rosana disse...

Acho que vai além de corpo bem cuidado, inteligência e rosto bonito. Tenho 55 anos e o que tenho vivenciado é que mulheres depois dos 50 não atraem os homens.

Anônimo disse...

idade e implacavel para nós mulheres,.,eu tenho 53 anos,e um amante ha 6 anos.logico sei que ele tem a novinha vejo ela no carro dele,mas mesmo assim se quer sexo vem atras de mim.me presenteia ve o que preciso pra eu pelo menos ha cAda 15 dias deixa a esposa e amante e vem seco atras de mim.nao entendo porque. nao sou o tipo dele.mas acabo cedendo.ate quando nao sei.

Unknown disse...

Hum..

ryviera disse...

Mulheres maduras são as mais especiais , carinhosas ,meigas ,doce , inteligentes, sexy !Eu desde adolescente gosto de mulheres maduras ,são maravilhosas!

Unknown disse...

Mulher madura(que se cuida) e tudo de bom...meiga,experiente,etc
Sempre me relacionei com elas!
Tenho 45,ja me relacionei com mulher de 65/70 anos!
Recomendo!