AGENDA CULTURAL

20.3.13

As escolas municipais são ótimas

Sala de leitura de escola municipal de Araçatuba
Hélio Consolaro*

Numa reunião de colegas de minha filha, recém-contemplada com uma linda menina, o avô babão, este blogueiro, estava presente e ouviu um belo depoimento de uma delas, professora do sistema municipal de ensino.

Ela disse com entusiasmo que havia tirado a sua filha da escola particular , e passando-a para escola municipal (até o 5.º ano) por dois motivos: as escolas são ótimas e ela, como professora, precisava prestigiar a rede escolar onde leciona!  E continuou dizendo que foi difícil encontrar a vaga, pois todo mundo quer pôr o filho em escola da Prefeitura de Araçatuba.        
Prefeito Cido Sério e a então secretária de Educação, Beatriz Nogueira (atualmente é  vereadora)

O primeiro motivo apresentado pela professora: “as escolas municipais são ótimas” é um reconhecimento público, um troféu para a administração municipal do prefeito Cido Sério (PT). O investimento em educação ultrapassa a exigência constitucional de 25% do orçamento municipal. Em 2012, ele investiu 29%. Diante da melhoria da escola pública, a classe média está saindo da particular,  no ensino fundamental I, matriculando suas crianças nas escolas municipais.

O segundo motivo: “precisava prestigiar a rede escolar onde leciona” é sinal de comprometimento do magistério com a escola pública, aquele brilho nos olhos. A mãe professora quer testemunhar e prestigiar a melhoria.

Escola municipal de Araçatuba - entrada de alunos
 Com esse depoimento, espontâneo, numa roda de conversa de mães num final de tarde de domingo, este bloqueio cujos pais nasceram em Araçatuba, e é também araçatubense, conhece bem como os bacanas da cidade sempre trataram os pobres: olhando-os de cima para baixo, como servos, por isso sente-se orgulhoso de participar da atual administração municipal, que oferece aulas de balé aos alunos da rede municipal de ensino em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário Municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: