AGENDA CULTURAL

30.6.13

Shindo Renmei - Liga dos Caminhos dos Súditos - veja filme



O documentário "Yami no Ichinichi – O Crime que abalou a Colônia Japonesa no Brasil" traz a saga de Tokuichi Hidaka, que, em 1946, aos 19 anos de idade, foi um dos autores do assassinato do coronel Jinsaku Wakiyama, em crime atribuído a uma entidade denominada Shindo Renmei (Liga dos Caminhos dos Súditos). 

Entregou-se à polícia com o restante do grupo e cumpriu 15 anos de prisão. Em liberdade, sofreu a punição da colônia japonesa: foi discriminado, condenado ao ostracismo, sem oportunidade para contar a sua versão. 

Décadas mais tarde, Hidaka inicia uma busca por amigos e pessoas desse período para reconstruir a memória da época e encontrar o sentido da sua vida no Brasil. Nesta nova versão do documentário, integrantes da família Wakiyama falam do papel exercido por Jinsaku na comunidade nipo-brasileira paulista dos anos 1940 e expõem seu ponto de vista sobre os fatos. 

No documentário, Hidaka, com seus 85 anos, mas com uma lucidez invejável, visita a Ilha Anchieta, onde esteve preso, e revela os detalhes daquela passagem.

Um belo filme, com boas imagens e entrevistas coerentes. Vale a pena assistir os 82 minutos para entender uma parte importante da história do Brasil. Quem leu ou assistiu “Corações Sujos” certamente vai ter informações mais profundas assistindo “Yami no Ichinichi”.



LEIA MAIS


Nenhum comentário: