AGENDA CULTURAL

21.10.13

Amor e felicidade acima dos gêneros


Hélio Consolaro*

O Festival de Teatro de Araçatuba contemplou o público araçatubense com a peça teatral "Manhã", apresentada pelo grupo "Domo", de Brasília.

Por meio do relacionamento homossexual - o espetáculo fala das relações humanas, o modo como lidamos com o mundo à nossa volta e como convivemos e encaramos as nossas transformações, conquistas pessoais e a nossa postura em relação a temas antigos como o amor e a felicidade. 

Os personagens eram homens, chocante para os moralistas porque houve até beijo de língua, simulação de relação sexual na cama, mas os conflitos entre o "casal" não eram diferentes do existente entre marido e mulher. O amor ultrapassa a fronteira do gênero.   

Houve forte interação entre atores e público.Toda vez que eles iam se beijar, uma buzina tocava como censura. Ator resolveu perguntar à plateia se haveria um escândalo caso o beijo se concretizasse. Uma voz masculina respondeu bem alto:

- Em Araçatuba, vai provocar escândalo!

Querendo dizer que a cidade é atrasada. Pensamento com o qual não concordamos, pois esse menosprezo por Araçatuba precisa acabar. Aqui há o atraso, mas também a vanguarda, como em qualquer urbe brasileira, talvez, do mundo.

O espetáculo "Manhã" fugiu dos estereótipos de outras peças teatrais de mesma temática, porque a tese é o amor e a felicidade no relacionamento e não somente a homossexualidade. Há momentos de grande ternura.

A plateia do teatro municipal Castro Alves estava repleta, e o público aplaudiu de pé o espetáculo.


Informações:
grupo@grupodomo.art.br
Grupo Domo: (61) 9408-1000

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP


Nenhum comentário: