AGENDA CULTURAL

13.2.14

Black bloc e torcida organizada

Hélio Consolaro*
Às vezes, parece incompatível que parlamentares do PT apresentem projeto de lei antiterror, já que isso é prática de forças conservadoras. Há até um mal-estar no partido por que seus representantes estão apresentando projetos dessa natureza no Congresso Nacional. Não tenho esses pruridos, porque democracia sim, democratismo não.

Quem está no comando do Estado (poder público) precisa preservar a ordem para que a vida dos cidadãos possam ser garantida. Diante da morte do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirante, há um consenso para se promulgar tal lei. A tragédia sempre mobiliza mais, é o momento.

O movimento de massa iniciado em 13 de junho de 2013 tinha legitimidade, mas o rescaldo dele foi a violência, quando sobraram apenas partidos radicais. É o mesmo processo de greve de trabalhadores, todos aderem, mas os radicais não querem terminá-la nunca.

O jornalista Luís Nassif escreveu: “Intelectuais irresponsáveis trataram de colocar lenha na fervura, legitimando a violência sem colocar-se na reta, iludindo jovens seguidores e comprometendo sua vida adulta - com a possível criminalização de seus atos”.

O rabo de quem anda sustentando economicamente tais manifestações já está aparecendo. Os radicais em vez de porem a cara para bater, eles contratam gente da torcida organizada e outros bandidos, já que se escondem debaixo de roupas pretas. Enfim, terceirizam o terrorismo. Quem contrata são os partidos que ostentam bandeiras em tais manifestações que sempre acabam em vandalismo.

A rede Globo, por exemplo, é a empresa do mundo que mais vai ganhar dinheiro com a realização da Copa do Mundo no Brasil, mas as organizações Globo (jornal Globo impresso, revista Época e o próprio noticiário televisivo) constrói uma pauta negativa sobre a Copa, estimulando indiretamente a manutenção do terrorismo. Talvez, com a morte do cinegrafista, mude de postura.

Como escreveu o jornalista Marcos Vinícius: “A Rede Globo, que hoje dá todo espaço para as violência dos black-blocs, proibiu a cobertura do Diretas Já. É como se a emissora estivesse dando a entender ao telespectador que o recurso à violência é legítimo”. A Globo é uma emissora de televisão que joga contra o Brasil.

José Maria Beltrame, secretário de Segurança do Estado do Rio disse ainda que os governos precisam de um guia (lei) para que a Polícia Militar e a Polícia Judiciária tenham instrumentos rápidos para dar uma resposta eficaz e eficiente para a sociedade, antes da Copa do Mundo. Daí a urgência da votação de lei antiterror.

O PT não deve ter receio de uma lei antiterror, pois as democracias mais consolidadas do mundo não abriram mão dela.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

2 comentários:

Henrique Perama disse...

Consa, estou ficando fã dos seus argumentos. Não sei se combinamos, mas meu sonho é ver o PT desvencilhado dos loucos, doentes, órfãos de uma guerra que há muito só existe na memória. Tanto loucos externos como internos. É grandioso que se aponte as caras, ou pelo menos as bandeiras, de quem ainda padece da frustração de uma lerdeza histórica. Parabéns.

Anônimo disse...

O PT - (Poder Trágico) deveria implodir-se para nunca mais toldar a Democracia desse País, e seus lídimos representantes levantariam postes para exporem seus pescoços bem enforcados.