AGENDA CULTURAL

15.2.14

Oficina de grafite e mural

OFICINA DE GRAFITE E MURAL
Coordenação: Fábio Sales
18/2 a 11/3 – terças e quintas-feiras – 19h às 22h
Público: artistas plásticos, estudantes de arte e tatuadores, a partir de 15 anos
Inscrições: 7/1 a 15/2
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas


A oficina traça um panorama histórico e contemporâneo do grafite no Brasil e no mundo e propõe a cada participante a concepção e execução de um projeto próprio. Serão criados esboços, planejamento de execução, preparação de cores e escolha do local para execução do projeto. Tudo embasado nas várias possibilidades de criação vinculadas a essa vertente cultural.

Segundo Alex Vallauri, “Enfeitar a cidade, transformar o urbano com uma arte viva, popular, da qual as pessoas participem, é a minha intenção.”


Originado de um movimento artístico dos anos 1970, o grafite constitui uma das muitas linguagens artísticas pertencentes à cultura urbana, manifestando-se principalmente em espaços abertos, típico das grandes cidades. De modo geral, a manifestação do grafite é uma forma de expressão plural constante da configuração social, econômica, política e ideológica do mundo contemporâneo. Para conhecer um pouco sobre a arte de grafitar, é necessário pensar em um conjunto de manifestações artísticas geradas em um contexto sócio-histórico em ebulição. Estreitamente ligado à contracultura, esta expressão se afiniza com as manifestações visuais associadas ao nascente hip hop, tendo nesses artistas seus principais propulsores.


A característica essencial do grafite, que reforça a importância de sua existência no universo observado, é o acentuado grau de autodidatismo de seus pintores. Assim, embalados por um pertencimento cultural que preconiza um posicionamento crítico perante a realidade em que está inserido e, ao mesmo tempo, um agudo senso pedagógico nas mensagens visual e linguística. Essas características, naturalmente, fazem do grafite um instrumento de comunicação e expressão artística muito amplo dentro das artes contemporâneas, pois além de lidar com questões inerentes à sociedade atual (multimídia, veículos de comunicação, política, sociologia) é passível de todo tipo de experimentação que a arquitetura urbana e a criatividade dos artistas permitirem.
Esta oficina foca, principalmente, os aspectos artísticos de concepção e técnica para planejamento e execução do projeto de grafite ou mural, excetuando-se a introdução com explanação histórico-conceitual em que serão fornecidos subsídios (caminhos) para o desenvolvimento dos trabalhos de acordo com o interesse dos participantes.


Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-Campinas, Fábio Sales é ilustrador, capista e pintor. Realizou diversas exposições de seu trabalho artístico pelo interior paulista e foi premiado na categoria Artes Plásticas no Mapa Cultural Paulista (2007/2008).



Contatos Fábio Sales
CELULAR
18-99736-3937
TELEFONE FIXO (residencial, comercial e/ou recado)
18-3691-1164
E-MAIL

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Mais informações:
Oficina Cultural Sílvio Russo | Araçatuba-SP
Rua Oscar Rodrigues Alves, 169 
18 3625-5357 | 18 8110-7808

Nenhum comentário: