AGENDA CULTURAL

3.4.14

Alunos visitam Museu Itinerante Rabobank no Muffato


 
Alunos das escolas Professora Anna dos Santos de Barros e Monsenhor Vitor Ribeiro Mazzei de Araçatuba participaram, na manhã desta quarta-feira (2), da abertura da exposição de arte Museu Itinerante Rabobank “Arte/Água”. A mostra está instalada no Hipermercado Muffato, localizado na Avenida da Saudade. Ela ficará aberta até o próximo dia 26.

Fernanda Russo (com bolsa), artista de Araçatuba na exposição
A solenidade de abertura foi realizada pelo prefeito Cido Sério e pelo secretário da Educação, Luiz Carlos Custódio. Também participaram, o secretário de Cultura, Hélio Consolado e os organizadores do evento.


O projeto Museu Itinerante conta com o apoio do Rabobank, que visa a democratização cultural, constituído de uma exposição de reproduções de obras de arte e por meio de um projeto de arte educação multidisciplinar. Além de propor o ensino das artes como parte do processo de educação integrando os saberes.

A ação também proporciona, ao público e grupos, visitas guiadas por mediadores especialmente treinados. Escolas devem agendar as visitas junto à Secretaria de Educação.


EXPOSIÇÃO
O tema do Museu Itinerante "Arte/Água" apresenta o fascínio da humanidade pelo elemento água e as interpretações dos artistas, ao longo da história, que revelam a relação do homem com a natureza.

O Museu reúne 40 reproduções de obras selecionadas pela curadora Vera Barros e assinadas por artistas consagrados, como os franceses Edgard Degas e Claude Monet, o holandês Vincent Van Gogh e os brasileiros Di Cavalcanti e José Pancetti. O projeto existe desde 2008, já passou por 40 cidades e foi visto por mais de 300 mil pessoas.


RIQUEZA
De acordo com a curadora, Vera Barros, “os trabalhos exploram as diferentes formas da água, seus movimentos, seus sons e, principalmente, a riqueza de suas imagens e metáforas”. Ela ainda ressalta que o Museu Itinerante proporciona ao público experiências interessante.

“Ao apreciar as obras da exposição com atenção e calma, o visitante poderá se surpreender e ser levado a refletir sobre a maneira como ele se relaciona tanto com a arte, quanto com a água”, finalizou Vera Barros.


WORKSHOP PARA PROFESSORES
Na terça-feira (1º), os professores das escolas públicas participaram do programa de arte-educação que consiste em workshop gratuito para educadores realizado pelo Museu Itinerante. Na ocasião, eles receberam o Livro de Estudo, que inclui as obras presentes na mostra e muitas outras informações.

SOBRE O RABOBANK
Com sede em Utrecht, na Holanda, o Rabobank possui cerca de 10 milhões de clientes, aproximadamente 60 mil funcionários e está presente em mais de 45 países. No Brasil, a instituição está presente há mais de 20 anos e conta com 14 agências no interior do país, em oito estados brasileiros, atendendo a produtores rurais e grandes empresas agroindustriais, com uma gama de serviços financeiros que inclui consultoria a empréstimos, gestão de riscos e investimentos.

SERVIÇO
Museu Itinerante Rabobank “Arte/Água”
Local: Hipermercado Muffato
Endereço: Av. Saudade, 1165
Data: de 2 a 26 de abril

Horário: das 8h às 20h

Nenhum comentário: