AGENDA CULTURAL

18.4.14

Painel restaurado no Araçatuba Clube


Os sócios do clube estão deslumbrados com a beleza do primeiro painel recuperado. Há outros, do conjunto, para a restauradora Rose Fávaro fazê-los. Inclusive, um deles ficará no portal do clube. Aos poucos, vamos melhorando, embelezando, cada canto de Araçatuba (abril de2014)
Notícia publicada em 20/09/2013
A iniciativa é resultado de parceria entre o empresário Emiliano Rodrigues, um dos compradores do prédio da antiga sede, Secretaria Municipal de Cultura e Araçatuba Clube

Os painéis do artista plástico italiano Franco da Sermide que ficavam na sede social do Araçatuba Clube serão restaurados. As duas obras, produzidas em 1969, faziam parte da decoração do prédio que fica no cruzamento das ruas Duque de Caxias e Afonso Pena, no Centro. Eles foram transferidos e agora serão restaurados e instalados no Araçatuba Clube, na avenida Baguaçu.
 
Restauração em processo
A iniciativa é resultado de parceria entre o empresário Emiliano Rodrigues, um dos compradores do prédio da antiga sede, Secretaria Municipal de Cultura e Araçatuba Clube. "Quando fizemos a compra, percebemos que as obras eram de grande importância para a história da cidade. Por isso procuramos a Secretaria de Cultura para saber o que poderia ser feito para preservá-las", diz Emiliano, que também é um dos empresários responsáveis pela vinda do Praça Nova Shopping.

"A proposta foi removê-las do antigo prédio e instalá-las na sede do Araçatuba Clube para serem restauradas", afirma o secretário de Cultura, professor Hélio Consolaro. "Analisamos a legalidade em torno disso junto com o Conselho Municipal de Políticas Culturais e chegamos ao consenso de que a obra é do Araçatuba Clube, ela faz parte da história do Clube, que foi fundado na década de 1930", ressalta Consolaro.

A restauração está a cargo da artista plástica e restauradora Rose Fávaro, de Birigui. Os painéis são feitos de gesso cartonado e apresentam temas recreativos, esportivos e festivos. "São temas ligados à proposta do Clube. Eles representam momentos de felicidade que, hoje, são memória", diz o secretário de Cultura.

AGRADECER
Para o presidente do Araçatuba Clube, Severino Garcia Figueroa, os painéis são um presente. "Um será instalado na área interna e o outro ficará de frente para a avenida Baguaçu. É um honra tê-los aqui, sendo restaurados, e só temos a agradecer a iniciativa do Emiliano e o apoio da Cultura", disse.

"Estamos planejando uma estrutura que permitirá a fixação de um dos painéis na frente do Clube, pois eles são parte da história artística de Araçatuba e pertencem à nossa população", conclui o presidente.

ARTISTA

Franco da Sermide produziu diversas obras em Araçatuba. O italiano, que faleceu aos 53 anos em 1973, é autor dos painéis do antigo Banco de São Paulo e do Intec (hoje, Secretaria de Cultura), entre outros. Viveu por 20 anos no Brasil e recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, inclusive na Bienal de 1956, em São Paulo.  

Nenhum comentário: