AGENDA CULTURAL

4.5.14

Morreu secretário de Cultura de Penápolis

Reportagem do Diário de Penápolis

Maurílio já atuou na administração dos ex-prefeitos João D’Elia, Sinoel Batista, Bonini, Benone e Firmino Ribeiro Sampaio
A cidade de Penápolis amanheceu neste sábado (03) com a notícia da morte do Secretário Municipal de Cultura Maurílio Galoppi Santos, aos 68 anos. A principal suspeita é de que ele tenha sofrido um infarto enquanto dormia. Segundo apurado, Maurílio não teria acordado na manhã de ontem como de costume, o que causou estranheza de sua esposa. Ao chegar ao quarto para acordá-lo, percebeu que estava inconsciente. A Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada imediatamente e Galoppi chegou a ser socorrido ao Pronto Socorro de Penápolis, mas morreu ao dar entrada no hospital. Ele participaria de várias atividades durante o dia de ontem, como a inauguração da academia adaptada para deficientes físicos, no Parque Maria Chica, e também do Circuito Sesc de Artes. Todas as atividades da prefeitura programadas para ontem foram canceladas e o município decretou luto oficial de três dias. Galoppi sempre foi ligado à cultura, além de muito ter trabalhado no serviço público, atuando na nas gestões dos ex-prefeitos João D’Elia, Sinoel Batista, Bonini, Benone e Firmino Ribeiro Sampaio. Desta forma, ele já atuou como secretário de Administração, Cultura e Comunicação, passando a ser o atual secretário de Cultura. Além disso, ele já foi assessor de Claudio Tiradentes na época em que este era vereador. Ele também contribuiu com a imprensa penapolense, já que Galoppi foi um dos fundadores e editor do Jornal Interior com seus cunhados Pedro Celso Campos e Maria Lucia Castilho Muçouçah, em 1982. 
Tristeza
A morte do atual secretário de Cultura causou grande comoção nos companheiros de trabalho de Galoppi. Ainda sem saber sobre a morte dele, muitas pessoas foram ao Parque Maria Chica na manhã de ontem onde haveria a inauguração da academia adaptada para deficientes físicos. Já no local, o clima era de tristeza e pesares. A morte dele também causou comoção em outros companheiros. Para o secretário de Governo e Gestão Participava, Daniel Rodrigueiro, o dia é de tristeza. “Infelizmente perdemos um companheiro de trabalho e um grande homem, que sempre cumpriu bem seu papel e que fazia aquilo que gostava. Temos muito que lamentar, mas também erguer a cabeça e saber que temos que dar continuidade ao bom trabalho feito por ele”, comentou. O presidente da Câmara de Vereadores, Caíque Rossi (PSD), também lamentou a morte de Galoppi. “Perdemos muito com a morte do Maurílio, principalmente pela pessoa que ele foi; sempre muito bem capacitado e que fez muito por Penápolis. Penso que todo falecimento é um momento de tristeza e de reflexão, principalmente a de Maurílio, que deixa grande exemplo pra todos nós”, disse. Quem também se entristeceu foi o chefe de serviço de cultura, Luiz Carlos Colevati. “Esta é a segunda oportunidade que tive de trabalhar com o Maurílio. Sempre foi muito agradável e aprendi muito com eles. Tinha projetos para a cultura da cidade e sempre nos deu muita liberdade para trabalhar. O Maurílio foi uma pessoa idônea e um dos secretários de cultura mais coerentes que conheci em meus 20 anos de carreira. Nós perdemos um grande político da cultura e artista de qualidade”, enalteceu. O vereador Lucas Casella (PROS), é cineasta e muito ligado a cultura. Para ele, perder uma pessoa como Galoppi também representa a perde de grande representante da cultura. “Fui uma das pessoas que muito incentivou o Galoppi a participar da secretaria de Cultura na atual administração. Por ser ligado à cultura, sempre estive em contato com ele para acertarmos coisas para a cidade e ele sempre esteve de portas abertas para ideias e sugestões. Tínhamos uma troca muito grande de experiência e a cidade, com certeza, perde uma grande pessoa, que fará muita falta através de seu trabalho”, opinou. Maurílio Galoppi deixa a mãe Hermínia Galoppi dos Santos, os irmãos Marina e Maurício, além da esposa Célia de Castilho Muçouçah, o filho João Muçouçah Galoppi e demais parentes e amigos. Seu corpo está sendo velado na Câmara Municipal de Penápolis e o sepultamento está previsto para hoje no Jardim da Paz, mas até o fechamento desta edição o horário ainda não havia sido definido pelos familiares.

(Rafael Machi)

Nenhum comentário: