AGENDA CULTURAL

7.7.14

AME Cirúrgico - Araçatuba

Hélio Consolaro*

O governo do Estado de São Paulo instalou o Ambulatório Médico de Especialidades de Araçatuba. Ele se encontra na rua José Bonifácio, 1331 - Vila Mendonça. A partir de 2010, a sigla começou a fazer parte da memória popular. Trata-se de uma unidade de atendimento que realiza apenas consultas.

A reivindicação da população em geral é que o AME de Araçatuba se torne um “AME Cirúrgico”, pois as cirurgias indicadas pelos médicos precisam ser feitas em São José Rio Preto, é a prática condenável da “ambulaterapia”, ou seja, põe o doente numa ambulância para ser atendido noutro município.

O AME Cirúrgico é uma unidade de atendimento cirúrgico, que realiza consultas e procedimentos cirúrgicos de pequena e média complexidade nas áreas de dermatologia, oftalmologia, cirurgia geral, cirurgia vascular e ortopedia. As cirurgias realizadas são aquelas passíveis de serem feitas em caráter ambulatorial, sem complexidade.

A Folha da Região, edição de 19 de junho de 2014, deu como manchete a inauguração do “Hospital do Rim” na Santa Casa de Misericórdia com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), mas do lado, na primeira página, lia-se uma notícia de que havia quebrado um ônibus da Prefeitura de Araçatuba que levava pacientes para São José do Rio Preto, porém, para proteger o governador e ferrar o prefeito Cido Sério (PT), nada disse (conforme foi citado na matéria do caderno Cidades) que eram pacientes do AME Araçatuba sendo levado para serem atendidos no AME Cirúrgico de Rio Preto. Essa é a nossa imprensa apartidária... Não li nenhum editorial do jornal fazendo a ligação.

Na edição de 3 de julho, o mesmo jornal noticiou que o Ministério Público cobrava do Governo do Estado a instalação do AME Cirúrgico em Araçatuba. Tal procedimento do promotor Cláudio Rogério Ferreira se deu porque se constatou que no AME Cirúrgico de Rio Preto 631 procedimentos do total de 1.297 eram de moradores de Araçatuba (julho de 2013). Um absurdo! Quem ama Araçatuba não pode tolerar mais essa política de desvalorização praticada pelo PSDB.

Não li e nem ouvi nenhum tucano, nem a bancada oposicionista na Câmara Municipal de Araçatuba, nem mesmo o ex-deputado Dilador Borges (PSDB), no curto período em que passou na Assembleia Legislativa de São Paulo, assumindo a suplência, alguma reivindicação contundente, feita aos gritos, para que Araçatuba tivesse o AME Cirúrgico. Se fizeram algum pedido, foi pelos caminhos silenciosos da burocracia.        

Sem contar que cidades bem menores que Araçatuba, como Salto, Barretos, por exemplo, já têm o AME Cirúrgico, enquanto Araçatuba, sede de região administrativa foi abandonada pelo Governo Estado, mesmo a cidade tendo um deputado estadual, do mesmo partido do governador, por um ano e alguns meses.

Tucanos, ame a sua cidade, ame Araçatuba, queremos um AME Cirúrgico. Chega desse negócio de viajar para Rio Preto para ter atendimento médico, como se nossa cidade fosse de segunda categoria.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Araçatuba-SP.

Nenhum comentário: