AGENDA CULTURAL

4.10.14

Araçatuba sediará encontro regional sobre Sistema Nacional de Cultura

3.10.14 - O Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), ferramenta em fase de pré-implantação pelo Ministério da Cultura (MinC), permite que os agentes culturais e a sociedade, como um todo, possam ter acesso a informações do segmento cultural em único lugar, além de ser possível fazer atualizações. A partir da implantação do sistema, o Brasil se equipará a países da América Latina e do mundo que já possuem banco de dados culturais: Argentina, Uruguai, Colômbia, México, França e Espanha.

Para apresentar a ferramenta e debater suas possibilidades, equipe da Secretaria de Políticas Culturais do MinC estará em Araçatuba no próximo dia 15 de outubro. Objetivo é dialogar com gestores, pontos de cultura, produtores, artistas e fazedores de cultura da região.

A Lei 12.343, de 2 de dezembro de 2010, definiu ainda que o SNIIC será a plataforma para monitoramento do Plano Nacional de Cultura (PNC). Entre as suas funções estão coleta, sistematização e interpretação de dados, além de fornecer metodologias e estabelecer parâmetros à mensuração da atividade do campo cultural e das necessidades sociais por cultura, que permitam a formulação, monitoramento, gestão e avaliação das políticas públicas de cultura e das políticas culturais.

O sistema também vai oferecer serviços de busca de dados georreferenciados, estatísticas, indicadores e outras informações relevantes de bens e serviços culturais. A meta é apoiar gestores culturais públicos e privados, possibilitando maior controle social dos recursos.

O SNIIC vai monitorar e avaliar as políticas públicas de cultura e as políticas culturais do Plano Nacional de Cultura, o que assegura ao poder público e à sociedade civil o acompanhamento do Plano. O Ministério da Cultura já definiu as metas e os indicadores que serão aferidos, sendo o SNIIC a plataforma integradora de informações.

SERVIÇO

SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE O SNIIC
15 de outubro (quarta-feira), às 13h30
Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge (anexo à Biblioteca Municipal Rubens do Amaral), na rua Armando de Sales Oliveira, s/n
Palestrante: Tadeu di Pietro, diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais (SPC/MinC)
Participações de Valério Bemfica (RRSP-MinC) e Hélio Consolaro, secretário municipal de Cultura

Nenhum comentário: