AGENDA CULTURAL

14.10.14

Araçatuba sediará encontro regional sobre o Sistema Nacional de Cultura- SNIIC

O Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais- SNIIC, ferramenta em fase de pré-implantação pelo Ministério da Cultura, permite que os agentes culturais e a sociedade como um todo possam ter acesso a informações do segmento cultural em um único lugar, além de ser possível cadastrar informações com informações culturais atualizadas. A partir da implantação do Sistema, o Brasil se equipara a outros países da América Latina e do mundo que já possuem banco de dados culturais: Argentina, Uruguai, Colômbia, México, França e Espanha.
A Lei 12.343/2010 definiu ainda que o SNIIC será a plataforma para monitoramento do Plano Nacional de Cultura (PNC). Entre as suas funções estão a coleta, sistematização e interpretação de dados, além de fornecer metodologias e estabelecer parâmetros à mensuração da atividade do campo cultural e das necessidades sociais por cultura, que permitam a formulação, monitoramento, gestão e avaliação das políticas públicas de cultura e das políticas culturais.
O Sistema também vai oferecer serviços de busca de dados georreferenciados, estatísticas, indicadores e outras informações relevantes de bens e serviços culturais, dando apoio aos gestores culturais públicos e privados, além de maior controle social dos recursos.
Para apresentar a ferramenta e debater suas possibilidades, a equipe da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, estará na cidade de Araçatuba, dialogando com gestores, Pontos de Cultura, produtores, artistas e fazedores de cultura daquela região.
Gostaríamos de contar com sua presença e apoio na divulgação desta importante agenda.
Serviço:
Seminário Regional sobre o SNIIC
Dia 15/10/2014 (quarta-feira)
13h30 - Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge- contíguo à Biblioteca Municipal Rubens do Amaral- R. Armando de Sales Oliveira, s.n - Araçatuba – São Paulo
Com a participação de Geraldo Horta (Diretoria de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais - SPC/MinC), Hélio Consolaro (Secretário Municipal de Cultura) e Valério Bemfica (RRSP-MinC).
Favor confirmar presença pelo comunicacao.sp@cultura.gov.br

Nenhum comentário: