AGENDA CULTURAL

11.3.15

Psiu! Você sabe muito

Hélio Consolaro*

Numa reunião dos secretários municipais realizadas em todas as segundas-feiras, quando se discute a cidade de Araçatuba, propus a realização de um projeto para a terceira idade na Secretaria Municipal de Cultura. Todos acharam a iniciativa boa, enquanto o prefeito Cido Sério (PT) se entusiasmou por ele.

Na administração municipal, as secretarias municipais de Esportes, Lazer e Recreação; a de Assistência Social, como a Saúde e de certa forma a Educação já tem um trabalho envolvendo o idoso. A Cultura carece de um trabalho mais organizado com essa faixa etária.

O projeto se chama Pajé porque ele significa a valorização da sabedoria acumulada pelo idoso que não é muito valorizado por nossa sociedade. Na Cultura, a terceira idade tem mais a participar e doar seus conhecimentos do que receber benefícios. Aliás, participar como protagonista da ação cultural já é um benefício.
   
Hoje, a terceira idade não é uma preocupação apenas da família, segundo a Constituição de 1988, ela deve ser também uma preocupação do poder público. A cidade precisa estar preparada para receber o aumento da longevidade das pessoas por causa da melhora do nível de vida. 

Como será o projeto? A primeira ação é fazer uma reunião, que será no dia 9 de abril, quinta-feira, às 19h, no teatro municipal Paulo Alcides Jorge. Lá nós vamos montar o projeto coletivamente.

Mas temos já algumas ideias, como interagir com grupos da terceira idade já existentes, organizar excursões culturais, participar de grupos artísticos organizados por afinidades, atuar nos eventos culturais como voluntários.

Não queremos que os idosos abandonem a sua função avoenga na família, nem que renunciem a seus passeios. Estamos chamando os avós artistas, avós  professores,  avós médicos, avós intelectuais, os avós que são mestres nalguma atividade da cultura popular.

Além disso, os portadores de saberes mais específicos, ministrar oficinas não só a outros idosos, mas também para outras faixas etárias. Compartilhar a sabedoria adquirida.

A primeira reunião será no dia 9 de abril, quinta-feira, às 19h, no teatro municipal Paulo Alcides Jorge. Lá nós vamos começar a montar o projeto coletivamente.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor, 66 anos. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima e oportuna iniciativa essa de lembrar, em especial ao vovô, de que o pijama é para a hora de dormir, e que logo de manhã, ao levantar-se, que se ponha o traje do dia a dia. Isto é bom para a mente, para a carcaça que ainda está em forma, e muito mais ainda um salutar bem viver. Parabéns por se lembrarem dos que já se julgam esquecidos.
Gabriel, Bié.

Anônimo disse...

Grande professor e colega jornalista. Aqui de São José do Rio Preto acompanhamos, mesmo de longe, seu belíssimo trabalho na Secretaria da Cultura. Parabéns por esse tipo de iniciativa.
Abraços, Nelson Gonçalves