AGENDA CULTURAL

10.5.15

Flip acontece no começo de julho de 2015




Em 2015, a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty – acontecerá entre os dias 1 e 5 de julho, voltando a coincidir com as férias escolares.

Em 2014, em razão da Copa do Mundo, a Flip foi realizada entre o final de julho e o início de agosto e levou cerca de 25 mil pessoas a Paraty, para assistir a debates entre os 49 autores convidados.

A 13a. edição da festa, que é realizada pela Associação Casa Azul e pela segunda vez tem curadoria do editor Paulo Werneck, vai manter duas das principais novidades de 2014: a gratuidade no show de abertura e nos telões externos.

 Museu do Território
Entre 4 e 6 de dezembro de 2014, a Associação Casa Azul inaugura com um ciclo de debates a primeira ação pública do recém-implantado Museu do Território de Paraty: a exposição audiovisual Histórias e Ofícios do Território. As conversas constituem um pequeno festival dedicado aos ofícios tradicionais de Paraty, e terão intelectuais, cientistas, artistas e professores do Rio e de São Paulo debatendo suas especialidades com seus correspondentes locais.

Composta por vídeos, uma oficina de fotografia, dois espaços expositivos e quinze placas comemorativas espalhadas por muros da cidade fluminense, a mostra busca reconstituir a vida em Paraty antes da construção da rodovia Rio-Santos, nos 1970, mudando irreversivelmente o destino da cidade.

A exposição tem como fonte depoimentos de antigos moradores da cidade, que rememoram suas histórias e seus segredos de ofício. Com patrocínio do BNDES e curadoria de Paulo Werneck, Histórias e Ofícios do Território ficará em cartaz no Espaço Experimental de Cultura Cinema da Praça e na Casa da Cultura de Paraty até o início de março de 2015.
  
Residência de tradução
Para 2015, a Flip anuncia ainda a realização, em parceria com o British Council, de um intercâmbio de residências literárias para tradutores do Brasil e do Reino Unido em início de carreira, com até cinco traduções publicadas.

O tradutor brasileiro selecionado passará três semanas na Inglaterra, em Norwich, selecionada entre as sete “cidades da literatura” pelo programa de cidades criativas da UNESCO. Além disso, poderá participar de debates e fazer contatos profissionais na London Book Fair, em abril.

Por sua vez, o tradutor britânico passará três semanas no Brasil, em Paraty, entre junho e julho, podendo participar das programações da Flip. A curadoria da Flip, em conjunto com o British Council, vai promover encontros ligados à tradução literária no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Paraty.

Em busca de Mário de Andrade

Nos setenta anos de morte do escritor Mário de Andrade, a Casa Azul e o Sesc São Paulo se unem para oferecer um ciclo de palestras sobre o importante agitador cultural e literário. A iniciativa faz parte das ações de permanência do Museu do Território de Paraty – projeto da Casa Azul, associação que também realiza a Flip, da qual Mário é o autor homenageado. Entre os dias 30 de abril e 15 de junho, em onze encontros semanais, professores de distintas áreas vão pôr em questão a obra de Mário, que se empenhou em interpretar o Brasil de diferentes ângulos. A dedicação dele à preservação do patrimônio inspirou o projeto do Museu do Território e outras ações de permanência realizadas em Paraty.

Para compor o retrato de um homem tão múltiplo, foram convidados artistas plásticos, poetas, cineastas, críticos, gestores de cultura, acadêmicos e escritores. José Miguel Wisnik, Eduardo Escorel, Carlos Augusto Calil, Eliane Robert Moraes e Aracy Amaral são alguns dos participantes do ciclo, intitulado “Em Busca de Mário de Andrade”. Os ingressos já estão disponíveis no site do Sesc (mais informações abaixo).

Com curadoria realizada por Paulo Werneck, curador da Flip 2015 e de projetos do Museu do Território de Paraty, e pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, o ciclo se destina a todos que queiram se aprofundar no legado de Mário de Andrade.


Nenhum comentário: