AGENDA CULTURAL

5.6.15

Entrevistei um gafanhoto em Araçatuba


Invasão de gafanhotos em praça de Araçatuba chama atenção de autoridades municipais

Biólogo afirma que falta de árvores e poucos pássaros é a principal causa do aumento de gafanhotos
Tido como "praga" por alguns, milhares de gafanhotos estão "invadindo" as praças e outros locais públicos durante as noites em Araçatuba. Na última semana, em vários locais da cidade era possível ver a quantidade exagerada de insetos que tomava conta dos espaços, atraídos pelos postes de iluminação pública, principalmente de iluminação de led.

Houve o registro de vários gafanhotos no Restaurante Popular, em unidades básicas de saúde espalhadas pela cidade, mas foi na Praça Rui Barbosa, no centro, onde o caso chamou a atenção de populares que passavam pelo espaço. Vários insetos tomaram conta dos bancos e também do busto de Antônio Viol que fica no centro da praça.
Segundo o biólogo e ambientalista Juliano Salomão, a provável causa no aparecimento exagerado dos gafanhotos foi um desequilíbrio na cadeia alimentar que envolve o inseto. O especialista explicou que há poucos pássaros - seu principal predador - na cidade e que isso está aliado ao pequeno número de árvores em Araçatuba. O clima seco (apesar da chuva registrada nos últimos dias) é outro fator apontado pelo biólogo. É durante esta época que há maior reprodução do inseto.

ENTREVISTA DO GAFANHOTO COME-COME AO BLOG DO CONSA

Consa: por que esta invasão a Araçatuba?
Come-come: estamos aqui porque aqui comemora neste momento a "Semana do Meio Ambiente". Viemos aqui denunciar essa farsa.
Consa: nossa, Come-Come... O secretário de meio ambiente Jorge Rozas se dedica tanto a isso!
Come-Come: as pessoas pensam um pouquinho na Semana de Meio Ambiente, depois se esquecem. Continuam cortando árvores, jogando lixo pelas janelas dos carros, varrendo as calçadas com esguicho d'água.
Silêncio. 
Come-come: viemos para cá porque expulsaram os pássaros. Os seres humanos querem tudo limpinho, mas eles não passam de um saco de bosta ambulante.
Consa: você bate pesado, companheiro!

Come-Come: viemos mostrar para a população que em cada atitude, os seres humanos precisam pensar nos outros seres vivos. Não é só eles que têm direito à vida, nós, insetos, gafanhotos também. E nada desse negócio de animais nocivos. 

Assim Come-come  voou e sumiu, mandando lembranças ao secretário Jorge Rozas:
- É isso aí, Dom Quixote! 

Nenhum comentário: