AGENDA CULTURAL

6.11.15

Posse do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araçatuba

Prefeito Cido Sério fala na posse do Conselho de Cultura
O prefeito Cido Sério oficializou a posse do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araçatuba para o biênio 2015-2017. A reunião aconteceu na quarta-feira (4), no Paço Municipal, com as presenças do vereador Gilberto Batata e do secretário municipal de Cultura, Hélio Consolaro. A Secretaria Municipal de Participação Cidadã foi representada pela assessora Josefa Perama Costa, em nome da secretária Cidinha Lacerda.

O secretário Hélio Consolaro iniciou a reunião com amplo detalhamento sobre o cenário cultural em Araçatuba desde 2009, a partir do primeiro mandato do prefeito Cido Sério. "Nesses últimos sete anos, o empoderamento cultural na cidade foi surpreendente. E simplesmente porque houve vontade política do prefeito Cido Sério, que se comprometeu em liberar recursos do Orçamento Municipal, fator preponderante para a construção desse cenário inovador".

Consolaro detalhou que "as criações do Conselho Municipal de Políticas Culturais (31.08.2009), que é deliberativo, do Fundo Municipal de Apoio à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (29.11.2011), em sintonia com a já existente Secretaria Municipal de Cultura transformaram o cenário artístico na cidade. Aliás, esses quatro atores integram o Sistema Municipal de Cultura de Araçatuba, criado no mesmo dia 29 de novembro de 2011, em conformidade com regras fixadas pelo Ministério da Cultura".

Segundo o prefeito Cido Sério, "é muito bom saber que a nossa contribuição foi e continua sendo transformadora para a cultura em Araçatuba. Melhor ainda porque a cultura é transformadora em essência. O ano de 2015 está sendo economicamente difícil. Mesmo assim, os objetivos para o setor continuam, apesar das dificuldades. É um dos nossos compromissos". Após a posse houve eleição. O CMPCA possui 42 membros efetivos.


O então presidente Fernando Luís de Faria Ítavo e o vice-presidente André Luís Ornellas continuarão nos cargos por mais esse mandato, assim como o secretário Oscar Farias Ramos. A bibliotecária Renata Ribeiro de Lima, chefe de serviço na Biblioteca Pública Municipal Rubens do Amaral é a novata na diretoria do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araçatuba, na função de 2.ª secretária. Decreto municipal de constituição (n.º 18.356) foi publicado no dia 27 de outubro. Os membros não serão remunerados, sendo a função considerada de relevante interesse público.

Nenhum comentário: