AGENDA CULTURAL

1.1.16

Pagar impostos é um dever


Ninguém gosta de pagar imposto, inclusive eu. Outro dia fui esbravejar diante do Imposto de Renda, mas me lembrei que meu filho (Meninão) fez a graduação na Universidade Federal de Campo Grande, sem pagar nada; fez mestrado na Federal de Uberlândia (não pagava e recebia bolsa para sua manutenção, porque foi bem classificado na prova de seleção),  fez doutorado nas mesmas condições na Universidade Federal de Brasília (UnB) e ficou três meses, por conta do Ministério da Educação, na Espanha. Essa maratona de estudos, ele começou no governo FHC e terminou no governo Lula. Como posso reclamar dos impostos que pago, se já os recebi antecipadamente?

Quem mais precisa dos impostos são os pobres, o poder público é o amparo deles. Mas como o Brasil é de todos, a classe média também usa, por que não? 

Quando alguém vai de carrão pegar remédio na farmácia popular, levar seu filho (ou filha) ao Balé Municipal ou ao Projeto Guri, não podemos reclamar, porque quem paga seus impostos também possui seus direitos. Devemos combater os sonegadores, aqueles que embolsam o dinheiro que é de todos. Poder público não é casa de caridade, os serviços prestados é um direito de todos.

Há entidades e políticos que vivem exigindo atendimento de qualidade do poder público, depois faz campanha para diminuir os impostos. Se a Europa é primeiro mundo, como dizem, é porque tem o imposto mais caro do planeta. 

O dinheiro da Prefeitura, do Estado de São Paulo e do Brasil não caem do céu, vem dos impostos pagos. 

Se os serviços prestados não são bons, grite, denuncie, exija. Não tenha vergonha de ser cidadão. Quem prega menos impostos e um estado mínimo está próximo do anarquismo, que dispensa totalmente a presença do poder público (o Estado).

Alguns espertinhos jogam a culpa de sua sonegação nas costas da corrupção, sendo que sonegar e roubar dinheiro público são ilícitos que estão no mesmo patamar.

Não acredito em homens incorruptíveis, bons por natureza, que não vão mexer no dinheiro público se ficarem sozinhos com ele. Onde há ser humano, as maldades estão presentes, então os olhos da cidadania é que diminuem o índice de corrupção num país.

A Operação Lava Jato está em ação e pune os dois lados da corrupção, sempre condenei que o político corrupto era castigado, desmoralizado, mas não acontecia nada com o empresário corruptor. Já avançamos mais um pouco. A presidenta Dilma nunca moveu um dedo para intimidar a Polícia Federal na busca das provas, nas investigações. E não faltaram pressão. A expressão "tudo termina em pizza" está perdendo a sua força.

Não queremos construir um Brasil para privilegiados, queremos que a nossa pátria seja de todos os patriotas. Pagar impostos é um dever de todos os cidadãos, cobrar a boa aplicação do dinheiro público é um direito.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP






  

Nenhum comentário: