AGENDA CULTURAL

15.3.16

Prefeitura e Fundação Educacional de Araçatuba promovem inclusão digital de idosos


 14.03.16 – Grupo de seis idosos que integra Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no centro da cidade, participa do projeto de inclusão digital oferecido pela Faculdade Educacional de Araçatuba (FEA). As aulas de informática ocorrem uma vez por semana, na sede da instituição, com encerramento no mês de maio.

Essa é a segunda turma a participar do projeto-piloto desenvolvido por duas ex-alunas do curso de psicologia. Geisa Moterani e Iracema Berchiol da Silva se formaram em 2015, mas o projeto continua na instituição, sob orientação de novos alunos.

Elas dizem que a ideia de trabalhar com idosos na unidade do Cras surgiu a partir da disciplina de processos educativos. “Pensamos em fazer algo diferente, voltado para o social. Então, fizemos um estágio de observação na unidade e, a partir disso, desenvolvemos o projeto de inclusão digital para idosos”. A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e de seus programas, adota uma série de medidas que promovem a valorização e melhoria da qualidade de vida dos idosos assistidos.

CRAS CENTRAL

Criada em 2012, a unidade do Cras no centro da cidade desenvolve diversas ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (zero a seis anos de idade), e Serviço de Proteção Social Básica no domicílio, para pessoas com deficiência e idosos. Cerca de 360 famílias são atendidas mensalmente, na sede localizada na rua 15 de Novembro, 275, com atendimento das 8h às 17h.



Nenhum comentário: