AGENDA CULTURAL

16.3.16

Tema da peça de teatro de hoje é a cura gay

Hoje, 16/3/2016
20h30 - teatro municipal Castro Alves -Araçatuba-SP
Amanhã, Quinta-feira, 17/3/2016
10h e 20h - no mesmo teatro
Ingresso gratuito
2.ª Semana da Diversidade Cultura de Araçatuba-SP
Faixa etária: acima dos 14 anos
Promoção: Governo do Estado -Prefeitura de Araçatuba - Sesc

Resenha por Dirceu Alves Jr.
Bom mesmo é o teatro capaz de espelhar na ficção elementos da realidade sem maiores esforços. Escrito em 2001 pelo americano Ken Hanes, o drama dirigido por Marco Antônio Pâmio parece ter saltado dos recentes noticiários para promover um amplo debate de ideias. 

Chico Carvalho interpreta o jornalista Frank Johnston, acostumado a abordar temas frívolos em suas reportagens. Persuadido pelo namorado, o psicólogo Jonathan (papel de Rubens Caribé), ele disfarça-se de paciente a fim de denunciar um psicoterapeuta (representado por Henrique Schafer) que teria desenvolvido um método de reversão da homossexualidade. 

Não demora a perceber que em tudo há dois pesos e duas medidas e, muitas vezes, ele mesmo é vítima de manipulação em sua rotina pessoal. Se, à primeira vista, a sinopse sugere um prato cheio para despertar polêmicas ou levantar bandeiras, a montagem resulta em um painel abrangente sobre o comportamento humano. 

A falada “cura gay” é só uma entre tantas questões retratadas pelo bom trio de atores. Vigoroso, Carvalho transforma-se gradualmente, de acordo com as perturbações dos personagens. Caribé alterna carisma e dissimulação, enquanto Schafer defende com tal empenho o personagem mais difícil do texto que chega a convencer o público de suas motivações. 

Crítica publicada na Folha de São Paulo

Nenhum comentário: