AGENDA CULTURAL

30.8.16

Consolaro quer implantar a horta comunitária como programa de seu governo


Hélio Consolaro é candidato a prefeito de Araçatuba 2016*

O prefeito de uma cidade se ocupa com grandes e pequenas obras, porque, às vezes, a solução está em pequenas ações. Uma delas é a horta comunitária, pois numa cidade do interior, como Araçatuba, ainda existe o espírito agrícola em nossa população, principalmente nos mais idosos.  

Araçatuba possui muitos terrenos baldios, tanto públicos como particulares, terras agricultáveis que são tomados pelo lixo ou por matagal. 



Os terrenos baldios malcuidados são propícios a criar animais peçonhentos e insetos venenosos, como ser criadouros do mosquito da dengue. Como prefeito, quero a população cuidando de tais terrenos, criando o Programa de Hortas Comunitárias do Município de Araçatuba. Já existem algumas iniciativas isoladas, mas o queremos como programa, como acontece em Birigui.

O programa é a produção de alimento de caráter socializado, melhoria do padrão alimentar e incentivo ao hábito de consumo de hortaliças nas comunidades onde são instaladas.

Para que as pessoas se envolvam num programa, precisam vê-lo como vantajoso. Vamos elencar os envolvidos nele e quais são as vantagens de cada um.



DONO DO TERRENO: não vai ser cobrado nem multado pela falta de limpeza do terreno baldio, esperando a construção de uma casa.

PREFEITURA: vai ter uma cidade bem mais cuidada, com sentimento maior de pertencimento de seus moradores. Criação do espírito comunitário. Será um trabalho de ocupação, principalmente, dos mais idosos de nossa cidade.

HORTELEIRO (A) COMUNITÁRIO: vai cuidar de alguns canteiros, colher o que plantou, alimentando a sua família, podendo vender o excedente.

SECRETARIAS ENVOLVIDAS: Assistência Social, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Desenvolvimento Agroindustrial. Haverá a necessidade de agentes comunitários para cuidar do programa.

PREFEITURA OFERECE: a administração municipal disponibiliza área para plantio, adubos, água (até um certo limite) e sementes. Não poderá usar mangueira para aguar os canteiros.

PERMISSÃO DE USO: os donos de terrenos serão convidados a aderirem ao programa, assinando um documento de permissão de uso por prazo indeterminado, podendo requerer o uso do terreno, dando aos horteleiros (as) o prazo de três meses para desocupação, como também o poder público, quando o terreno for da União, do Estado ou da Prefeitura. O permissionário, que recebe o terreno para usar, poderá ser pessoa física ou jurídica e não pode construir nada nele, apenas cercá-lo, caso não tenha muro.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Vereador de 1983-88 e secretário municipal de Cultura de 2009-2016.

Nenhum comentário: