AGENDA CULTURAL

28.5.17

Verdade que não corresponde ao que a imprensa nos traz

Há gente na internet que acredita em tudo que é postado, não tem ralo (selecionador), tudo passa, tudo compartilha

Hélio Consolaro*

Participo de alguns grupos do Whatsaap, seus componentes parecem todos neuróticos, cheios de ansiedade ou querendo ser bons, com desejos de um dia maravilhoso a todos. Eu fico como um jacaré à beira da lagoa, só observando.

Muitos não conseguem se manter no foco do grupo. Grupo de “escritores”, por exemplo, participantes que supõem formação intelectual. De repente postam sobre política, oração para Nossa Senhora, correntes, mensagens de autoajuda. Talvez, tudo isso se resuma em solidão.

Não estou aqui menosprezando nenhum grupo, apenas faço constatação, porque ninguém é normal, sempre está faltando um parafuso ou algum chip está queimado, para contemplar a antiga e a moderna linguagem.

Há gente na internet que acredita em tudo que é postado, não tem ralo (selecionador), tudo passa, tudo compartilha. Outro dia me passaram o linque de um site que está escrito bem discretamente no seu cabeçalho: tudo que é postado aqui é mentira. Não percebi e caí.

Como disse o cineasta Roman Polanski: “não se pode confiar na fotografia como documento da realidade porque pode ser falsificada em minutos por meio de editores de fotos.

Vou me ater àqueles grupos que estão sempre descobrindo maquinações nas decisões políticas do momento, portadores da síndrome da conspiração, gritadores de palavras de ordem.  Conviver com grupos de pessoas assim, tanto na realidade como virtualmente, não é fácil.

Quando eu tinha um cargo na vida pública e encontrava essa turma reunida, três ou cinco pessoas, já ia perguntando:

- Quem vocês vão derrubar?

- Não é o senhor, pode ficar tranquilo!

Recorro novamente ao Roman Polanski: “Existe uma ânsia pela verdade que não corresponde ao que a imprensa nos traz: o que era certo ontem, é completamente falso hoje”

Não deixa de ser verdade. Para ficar nos últimos acontecimentos, veja como estão os defensores ferrenhos de Aécio Neves.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras.

Nenhum comentário: