AGENDA CULTURAL

26.5.17

Poetas da Fundação Casa Araçatuba

A garota dos meus sonhos/ Ficou apenas na ilusão/ Pois agora estou numa prisão/ Privado de liberdade, com dor no coração.


Fundação Casa: A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA/SP), anteriormente chamada "Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor" (FEBEM), é uma autarquia fundacional (pessoa jurídica de direito público) criada pelo Governo do Estado de São Paulo (Brasil) e vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania. Sua função é executar as medidas socioeducativas aplicadas pelo Poder Judiciário aos adolescentes autores de atos infracionais cometidos com idade de 12 a 18 anos incompletos. Na fundação CASA, eles podem cumprir pena de reclusão até no máximo a idade de 21 anos completos, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

-->

Hélio Consolaro*

Fui convidado especial (como escritor e membro da Academia Araçatubense de Letras) da diretora do Casa Araçatuba, Renata Cristina Galves Domingos Gonçalves, por meio da assistente social Ana Rosa Castaldelli, a assistir ao Festival Literário Augusto Cury na sexta-feira, 26/05/2017, às 14h.

A Renata disse durante a solenidade:

 - Eu prometi e cumpri, aqui temos um escritor.  

Eu me levantei e acenei para todos. Não fiz discurso, nem dei palestra. Apenas doei cinco livros de minha lavra para a biblioteca da instituição. Fui uma prova de que escritor não é coisa morta, gente falecida, há muitos escritores vivos.

A Fundação Casa Araçatuba trabalha com a recuperação de adolescentes infratores, então, incentivar a leitura por livros de autoajuda é um bom caminho, levanta o astral da moçada é fundamental. 

Como escreveu o discípulo de Paulo Freire, o francês Jean Foucambert, só valorizamos a leitura e o livro quando eles foram importante em nossa história de vida, resolveram nossos problemas.

Não importa que os alunos da Fundação Casa estejam lendo best-sellers, Tex, Sabrina, Paulo Coelho ou Augusto Cury. O importante é que aqueles rapazes não estão preenchendo seu ócio com apenas TV e games, estão lendo, formatando seu cérebro para o raciocínio lógico. Há internos que já leram 70 livros. Sidney Sheldon, por exemplo.

O depoimento de um adolescente, dizendo que após ler vários livros, ampliou seu vocabulário, deixou de só usar gírias na sua fala, já é uma vitória educacional, mudança de comportamento.

Como presente, além de ver todo o trabalho feito por aquela equipe, recebi um opúsculo (livrinho) intitulado "Versos atrás dos muros" em que há poemas dos internos. Houve sessão de autógrafos. Por questão de segurança, não há os nomes dos autores.

"Versos atrás dos muros" me fez lembrar de que Luís Camões, escritor português, escreveu "Os Lusíadas" no seu exílio em Macau, colônia de Portugal na Ásia, cumprindo pena; e Miguel de Cervantes, escritor espanhol, também engendrou "Dom Quixote" na prisão.

Os artistas nascem dentre os anormais de nossa sociedade, num tempo em que não havia ansiolíticos e antidepressivos. Não é diferente agora. 

Poema de "Versos atrás dos mundos": 

Garota de meus sonhos

A garota dos meus sonhos
Erasuava como a brisa
Quando ela passa
Bagunçava meus sentidos

A garota dos meus sonhos
Ficou apenas na ilusão
Pois agora estou numa prisão
Privado de liberdade, com dor no coração

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras

Equipe diretora da Fundação Casa Araçatuba:
  • Diretora: Renata Cristina Galves Domingos Gonçalves
  • Encarregada técnica: Valéria Barote Ricoy Albino Branco
  • Coordenadora pedagógica: Matilde da Silva Teodoro
  • Colaboração: Ong GADA - Grupo de Amparo ao Doente de Aids  
  • Equipes do Casa Araçatuba 

Um comentário:

damiaovergilio@hotmail.com disse...

A presença física, com humildade, torna-se exemplo para a transformação daqueles que tem esperança em trilhar novos caminhos.