AGENDA CULTURAL

3.1.18

PA Lopes: seu sorriso, sua persistência a e sua poesia

PA Lopes, tendo ao fundo o seu fusca 
Hélio Consolaro*

Enquanto eu viver, não existirá o último poema. - PA Lopes

O poeta PA Lopes, Aparecido Lopes, 61 anos, leva uma vida que não merecia um sorriso tão largo como aquele que lhe cobre o rosto. Ele contraria o ditado popular de que "rico ri à toa". 

Além disso, PA Lopes, contraria a escritora Virgínia Wolf que afirmou diante da dificuldades dos escritores ingleses publicarem seus livros: "para poder escrever é preciso ter dinheiro e casa própria", pois já editou seis livros: A isca de Pedro Pescador (1980), Cabeça teimosa (1987), Breguesso do Lobó (2000); Doença de Poeta (2001), Poemas Queimados (2003). 

Um editado na gráfica da Diocese de Marília, os outros na gráfica do jornal Correio Integrado, de Guararapes. Possui oito livros manuscritos, mas não consegue publicá-los. É um escritor que não vive de seus escritos, mas como teimosia, é sustentado por seu artesanato.

Nem por isso deixa de brigar por um lugar ao sol. Veja o  poema HERÓI: Vivo/ uma/alegria/sem graça./ Também/ sou/ uma/ vida/ sem/ cor,/ sem raça/, gritando/ por/ um/ lugar/ na praça." Mas também leva a vida com humor erotismo, quando escreveu o poema MEU HERÓI: "Meu/ pênis/ é/ tão/ importante/ que/ em/ todo lugar/ que/ eu/ entro,/ levo-o/ na/ minha/ frente. / Vou fazer uma fofoca:/ - muita gente quis/ levá-lo atrás; eu não permiti/ porque herói/ não faz covardia."

Seu grande orgulho é dizer que é amigo do nonagenário, decano dos poetas brasileiros, Thiago de Melo. O poeta amazonense já esteve em Guararapes e PA Lopes viajou para o lançamento de seu último livro. 


Sua neta Larissa Reche. Veja a mensagem dela no Facebook: Vô Cido meu poeta favorito Amo muito 😍👏Aos 61 Anos com esse sorrisão como Amo

Em 2016, foi até candidato a vereador pelo PSD. Pegaram o poeta para rastelar alguns votos para a legenda em Guararapes.

A vida é luta renhida, mas com poesia ela ganha um significado especial.

Veja vídeo:  Geraldo Demazi Jr. entrevista com PA Lopes

Algumas capas de livro:




*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras 


Um comentário:

Lu Mota disse...

Acho que PA é como eu: um poeta que escreve por desaforo.
Parabens PA! Esse sorrisão já é um poema.
Bela matéria Hélio.