AGENDA CULTURAL

20.2.18

Inscrições para o Festival de Aprender começam dia 22 de fevereiro

Evento acontece no início de março e envolve públicos de diversas idades, com atividades gratuitas nas linguagens de Artes Visuais e Tecnologias e Artes; serão cerca de 500 opções em 38 unidades do Sesc SP

De 2 a 4 de março, as unidades do Sesc SP sediarão a segunda edição do FestA! – Festival de Aprender, com mais de 500 atividades gratuitas, entre oficinas, ateliês para a família, palestras, encontros, bate-papos, feiras, vivências e demonstrações artísticas. As áreas de desenho, fotografia, pintura, artes gráficas, audiovisual, games e fabricação digital estão entre as contempladas.

O evento é voltado para públicos de diversas faixas etárias e diferentes interesses, e oferece oportunidades para iniciar uma atividade ou um hobby, ou mesmo se aperfeiçoar em técnicas artísticas, tecnológicas ou artesanais.

Algumas atividades têm inscrição antecipada e devem ser feitas no Portal Sesc (sescsp.org.br/festa, onde é possível também visualizar a programação completa) a partir do dia 22 de fevereiro. Outras são de acesso livre ou necessitam de retirada de senhas no local da atividade com 30 minutos de antecedência.

No Sesc Birigui, a primeira atividade começa um pouco antes da programação geral: a arte urbana do artista visual paulistano Guilherme Kramer vai adentrar a instituição entre o final de fevereiro e o começo de março. De 27/2 a 4/3, ele produzirá um mural na instituição e o público. Além de acompanhar sua criação, os participantes poderão dialogar com o artista sobre ocupação do espaço público, arte e intervenção urbana.

As oficinas seguem com outros artistas nos dias 3 e 4 de março. Quem é do mundo do skate ou tem interesse no esporte, poderá participar da oficina Skate: Shapes Artesanais, com o skatista e artesão Radamés Góis. Na atividade, os participantes poderão desenhar e escolher materiais, cortes, pinturas e acabamentos para criar seus próprios shapes e depois levá-los para casa.

Já a oficina Criando Estampas com Carimbos Artesanais ensinará a fazer estampas a partir de materiais não convencionais, como batatas, rolhas e borrachas escolares. Quem ministrará a atividade é Paula Dias, que também traz tintas, rolinhos, esponjas e pincéis para impulsionar a criatividade de crianças e adultos, que poderão estampar camisetas, quadros e papeis com os carimbos criados.

Na demonstração Gravura em Metal: O que é e como se faz?, William Menkes (artista de Araçatuba) mostrará o universo dessa vertente das artes visuais, desenvolvendo o passo a passo da técnica em metal, desde a preparação da chapa de cobre, passando pela gravação, tintagem, e limpeza, até a impressão.

Ao todo serão mais de 1200 horas de programação simultânea no Estado de SP. A agenda completa pode ser conferida pela internet: sescsp.org.br/festa. A página também divulgará diversas ações para os meios digitais.

Em 2017 - Mais de 400 atividades e quase 500 artistas fizeram parte da primeira edição do FestA!, que aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de março de 2017. Ateliê aberto de desenho, construção de carrinho de rolimã, tapeçaria contemporânea e bordado em aquarela estiveram na programação. 


Confira a programação do FestA! No Sesc Birigui e no Polo Avançado do Sesc em Araçatuba:

Demonstração
Mural Urbano

Com Guilherme Kramer
O artista Guilherme Kramer produz um mural urbano para o Sesc Birigui. O público pode acompanhar a produção e dialogar com o artista sobre ocupação do espaço público, arte e intervenção urbana.
De 27/2 a 2/3, terça a sexta, das 13h às 22h
Dias 3 e 4/3, sábado e domingo, das 9h30 às 18h
Gramado da Tenda do Sesc Birigui
Livre
Todas as idades

Grátis - Sem retirada de ingressos

Ateliê
Criando estampas com carimbos artesanais

Com Paula Dias
Criação de carimbos artesanais com materiais inusitados como batatas, rolhas e borrachas escolares. Juntando tintas, pinceis, rolinhos e esponjas, serão criadas diversas estampas para preencher camisetas, quadros, papeis e onde mais a imaginação desejar.
Dia 3, sábado, das 10h às 12h
Dias 3 e 4, sábado e domingo, das 14h às 16h
Área de Convivência do Sesc Birigui
Livre
A partir de 7 anos

Grátis - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência

Oficina
Fotografia de Rua

Com Emiliano Capozoli, fotógrafo e fotojornalista
Por meio da junção dos conceitos de fotojornalismo e fotografia de arte, a oficina fornecerá informações técnicas sobre como tirar maior proveito dos recursos da câmera e, de forma prática, como melhor fotografar na rua.
Dia 2/3, sexta, das 19h às 22h
Dia 3/3, sábado, das 9h às 18h
Sala de Leitura - Polo Avançado do Sesc em Araçatuba
A partir de 16 anos
Grátis - Inscrições a partir das 14h do dia 22 de fevereiro através do site sescsp.org.br/festa

Oficina
Pôster Ilustrado

Lalan Bessoni, ilustrador gráfico
Exercícios teóricos e práticos para a criação e execução de um pôster ilustrado. Pensamento gráfico, paleta de cores, esboço ilustrado, formatação de texto e tratamento de imagem serão abordados a partir de técnicas manuais e digitais.
Dia 2/3, sexta, das 19h às 21h
Dias 3 e 4/3, sábado e domingo, das 10h às 13h30
Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Birigui
A partir de 16 anos
Grátis - Inscrições a partir das 14h do dia 22 de fevereiro através do site sescsp.org.br/festa

Oficina
Ressignificação afetiva da Praça João Arsênio: Crochê Urbano

Com Artesanati
Como tornar o espaço público mais aconchegante? Diversos coletivos e artistas realizam intervenções na cidade com esse objetivo. O público do FestA! poderá participar de uma delas, produzindo peças de crochê para os bancos e árvores da praça João Arsênio, ao lado da unidade.
Dia 3/3, sábado, das 10h às 17h e das 17h às 18h
Área de Convivência do Sesc Birigui
A partir de 12 anos
Grátis - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência

Demonstração
Gravura em metal: o que é e como se faz?

Willian Menkes, gravurista
As gravuras podem ser produzidas em diversos tipos de superfícies duras. Nessa atividade, o público entrará em contato com o passo a passo da técnica no metal:  preparação da chapa de cobre, gravação, tintagem, limpeza e impressão.
Dias 3 e 4/3, sábado e domingo, das 15h às 18h
Sala Múltiplo Uso 1 do Sesc Birigui
Livre
Todas as idades

Grátis - Sem retirada de ingressos

Feira
Tem FeirA! no FestA!: Feira de Artes de Birigui

Associação dos Artesãos de Birigui de A a Z
Nesta feira, a Associação dos Artesãos de A a Z de Birigui apresenta e vende seus trabalhos com diversas técnicas artesanais em bordado, tecido, madeira e outros.
Dias 3 e 4/3, sábado e domingo, das 10h às 17h
Gramado da Tenda do Sesc Birigui
Livre
Todas as idades

Grátis - Sem retirada de ingressos

Oficina
Skate: Shapes artesanais

Radamés Góes, skatista artesão
Os amantes de skate costumam decorá-los ao seu gosto. Nessa oficina, eles terão a oportunidade de criar seus próprios shapes, escolhendo o material e realizando a pintura, o corte e o acabamento. O resultado final será levado para casa.
Dias 3 e 4/3, sábado e domingo, das 14h às 18h
Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Birigui
A partir de 12 anos
Grátis - Inscrições a partir das 14h do dia 22 de fevereiro através do site sescsp.org.br/festa


Oficina
Sticker Stencil - adesivos e moldes vazados

Rodrigo Motta
Criação de adesivos utilizando o Stencil, técnica usada por artistas para aplicar e reproduzir uma imagem através do uso de tinta spray e moldes vazados.
Dias 3 e 4/3, sábado e domingo, das 10h às 12h30
Dia 3/3, sábado, das 14h às 16h30
Área de Convivência do Sesc Birigui
A partir de 10 anos
Grátis - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Vivência
SeriCidade: ateliê aberto de serigrafia da cidade

Alcides Rodrigues
A partir de imagens de pontos turísticos de Birigui, crianças e adultos serão convidados a criar suas próprias serigrafias. As gravuras serão impressas em papel e tecido para a produção de estampas em camisetas, adesivos e cartazes.
Dias 3 e 4/3, sábado e domingo, das 13h30 às 17h30
Sala Múltiplo Uso 2 do Sesc Birigui
Livre
Todas as idades

Grátis - Sem retirada de ingressos

Nenhum comentário: