AGENDA CULTURAL

2.2.18

Noca canta em Birigui; Verônica em Araçatuba

Noca, em Birigui; Verônica em Araçatuba

Noca é um dos autores de samba-enredo que mais rendeu prêmios à escola de samba Portela. Ele está na programação alusiva ao carnaval organizada pelo Sesc Birigui e faz seu show no dia 9, sexta, às 20h, no Teatro da instituição, acompanhado do grupo Mania de Samba.

O show é parte da programação do projeto carnavalesco Batucadas, criado pela unidade de Birigui. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar ingressos (distribuídos no Sesc Birigui a partir das 19h).

Na apresentação, Noca da Portela cantará alguns de seus sucessos, como “Vendaval da Vida” (gravado por Alcione), “Virada” (sucesso na voz de Beth Carvalho), “Caciqueando” (gravado pelo Fundo de Quintal), “É Preciso Muito Amor” (Chico da Silva) e “Lado a Lado” (Almir Guineto). Além disso, homenageará alguns de seus ídolos, como Paulinho da Viola e Candeia.

O Batucadas terá ainda o show ABCDário do Samba, com a cantora Verônica Ferriani também acompanhada pelo Mania de Samba, no dia 8, às 20h30, na Praça João Pessoa, em Araçatuba, e a intervenção Expresso do Riso, no dia 13, na Área de Convivência do Sesc Birigui, sem necessidade de retirada de convites.

No show, Verônica e o grupo araraquarense apresentam um repertório dedicado às grandes damas do samba, interpretando canções gravadas por Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Clementina de Jesus e Dona Ivone Lara.

Com saxofone, trombone, trompete e percussão, a banda Expresso do Riso utiliza humor, criatividade e musicalidade para promover uma atividade pautada nas tradicionais marchinhas de carnaval, além de versões de outros estilos.

MAIS CARNAVAL NO SESC
A programação carnavalesca do Sesc Birigui começa na terça, dia 6, com a Oficina de Máscaraspara crianças de 7 a 12 anos. Na quinta, dia 8, também das 14h às 16h, crianças da mesma faixa etária poderão participar da oficina Confecção de Instrumentos Musicais, que utilizará materiais recicláveis para reproduzir instrumentos de carnaval.

No dia 10, sábado, das 11h às 13h, haverá a oficina Folia de cores e fitas, em que pequenos com até 6 anos de idade poderão criar suas máscaras, fantasias e adereços com materiais diversos. No mesmo dia, o espetáculo Foliei Festariô, do grupo Babado de Chita, leva ao palco da Área de Convivência do Sesc Birigui uma brincadeira dançante inspirada em manifestações populares brasileiras presentes no carnaval e em suas origens.

Encerrando a programação temática, Márcio Coelho e Ana Favaretto apresentam o show Outros Carnavais, na segunda, dia 12, na Área de Convivência, às 17h; será um bailinho aos moldes das antigas matinês, com um repertório recheado de músicas tradicionais brasileiras e canções autorais de gêneros como frevo, marchinha e samba.

Confira mais informações sobre a programação alusiva ao carnaval do Sesc Birigui:

Oficina
Oficina de Máscaras
Com instrutores de Atividades Infantojuvenis do Sesc. Nesta oficina, será proporcionada a construção de máscaras com diversos materiais, dialogando com o mês de carnaval e com a infância.
Dia 6, terça, das 14h às 16h
Sala Múltiplo Uso 4  – Sesc Birigui
Para crianças de 7 a 12 anos
Grátis

Oficina
Confecção de Instrumentos Musicais
Com Instrutores de Atividades Infantojuvenis do Sesc. Nesta oficina, as crianças farão a construção de instrumentos musicais relacionados à temática do carnaval utilizando materiais recicláveis.
Dia 8, quinta, das 14h às 16h
Sala Múltiplo Uso 4  – Sesc Birigui
Para crianças de 7 a 12 anos. Grátis

Show
Batucadas
Verônica Ferriani e Mania de Samba - Show ABCDário do Samba
No show ABCDário do Samba, Verônica Ferriani se junta ao grupo Mania de Samba para apresentar um repertório dedicado às grandes damas do gênero. Mergulhada no samba desde o início de sua carreira, Verônica é representante de uma geração que tem no samba a base de sua produção para criação de uma linguagem própria. Neste show, relembra canções lançadas pelas cantoras Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Clementina de Jesus e Dona Ivone Lara.
Dia 8, quinta, das 20h30 às 21h30
Praça João Pessoa – Araçatuba
A partir de 16 anos. Grátis

Show
Batucadas
Noca da Portela e Mania de Samba
Nesse show, Noca da Portela, o autor de diversos sambas de enredo premiados da história da Portela, canta alguns de seus sucessos, como Vendaval da Vida (gravado por Alcione), Virada (sucesso na voz de Beth Carvalho), Caciqueando (gravado pelo Fundo de Quintal), É Preciso Muito Amor (Chico da Silva) e Lado a Lado (Almir Guineto). Além disso, homenageia alguns de seus ídolos,  como Paulinho da Viola e Candeia.
Dia 9, sexta, das 20h às 21h
Teatro  – Sesc Birigui
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência

Oficina
Folia de cores e fitas
Com Engenharia Lúdica
Em clima de carnaval, as crianças criarão suas máscaras, fantasias e adereços com materiais diversos, como tecidos coloridos e estampados, brilho e fitas, embaladas por trilha sonora preparada para dançar, pular e se divertir.
Dia 10, sábado, das 11h às 13h
Espaço de Brincar  – Sesc Birigui
Para crianças até 6 anos. Grátis

Espetáculo
Foliei festariô
Com Babado de Chita
Uma brincadeira dançante inspirada em manifestações populares brasileiras presentes no carnaval e em suas origens, tais como o Zé Pereira com seu bumbo solitário, ala ursa e brincadeiras de rua, o ritmo das tradicionais marchinhas, o samba rural paulista, a ciranda e os cocos de roda nordestinos.
Dia 10, sábado, das 17h às 18h
Área de Convivência  – Sesc Birigui
Livre. Grátis - Sem retirada de ingressos

show
Outros Carnavais
Com Márcio Coelho e Ana Favaretto
Bailinho aos moldes das antigas matinês, com um repertório recheado de músicas tradicionais brasileiras e canções autorais de gêneros como frevo, marchinha e samba, para dançar e celebrar a segunda-feira de carnaval.
Dia 12, segunda, das 17h às 18h
Área de Convivência  – Sesc Birigui
Livre - Todas as idades
Grátis - Sem retirada de ingressos

Intervenção
Batucadas
Expresso do Riso
Com saxofone, trombone, trompete e percussão, a banda utiliza humor, criatividade e musicalidade para promover uma atividade pautada nas tradicionais marchinhas de carnaval, além de versões de outros estilos, com a proposta de estimular a interatividade das pessoas durante suas apresentações itinerantes.
Dia 13, terça, das 16h às 18h
Área de Convivência – Sesc Birigui
Todas as idades. Grátis

Nenhum comentário: