AGENDA CULTURAL

15.6.18

Mágica e música erudita no Sesc Birigui

O artista é bicampeão latino-americano de ilusionismo; espetáculo mistura clássicos de mágica e música erudita. Domingo, dia 17, às 17h, com entrada gratuita 
Prestidigitação é como é chamado o conjunto de técnicas utilizadas pelos ilusionistas para manipular de forma invisível os objetos utilizados em seus truques. A habilidade neste manuseio é um dos quesitos essenciais para que um bom ilusionista deixe a plateia boquiaberta, duvidando se aquilo é mesmo apenas um truque ou se o artista tem algum tipo de poder mágico.

O paulista Caio Ferreira, bicampeão latino-americano de ilusionismo e especialista em manipulação (categoria de efeitos mágicos que envolvem apenas as habilidades manuais do artista) mostrará sua destreza no palco do Teatro do Sesc Birigui. Ele apresenta o espetáculo A arte do ilusionismo no domingo, dia 17, às 17h, com entrada gratuita. Os ingressos começam a ser distribuídos às 16h.

A principal marca de trabalho é a interpretação de clássicos da mágica, acompanhado por música erudita e instrumental. Neste espetáculo, Caio realiza interpretações de efeitos de prestidigitação com temas de Mozart, Chopin, Waldteufel, Rossini e Strauss. Premiada internacionalmente em vários festivais do gênero, a montagem apresenta uma mistura de humor e emoção, a arte da mágica e a boa música.

Algumas das técnicas foram inspiradas na escola de manipulação holandesa, referência da prestidigitação mundial, com nomes como Fred Kaps, Richard Ross, Ger Cooper e Tommy Wonder. Já as trilhas sonoras não cumprem apenas o papel de ilustrar a cena, mas são o ponto de partida para criação do corpo cênico.  

Carreira - Caio Ferreira conquistou o 1° lugar por duas vezes no Campeonato Latino-Americano de Ilusionismo, promovido pela Flasoma (Federação Latino-Americana de Sociedades Mágicas): em 2009, em Lima, Perú, e em 2015, em Montevidéu, Uruguai.  

Foi também o único ilusionista brasileiro na categoria “manipulação” a receber aval para se apresentar na Copa do Mundo da Mágica (World Championships of Magic, na Itália, em 2015), pontuado entre os dez melhores artistas do mundo em sua categoria. 

A programação completa do Sesc Birigui pode ser obtida no Portal Sesc (www.sescsp.org.br/birigui).

Nenhum comentário: