AGENDA CULTURAL

15.9.18

Haddad & Manu - caras da modernidade



*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Hoje peço licença aos leitores deste blog para mostrar minha posição diante do pleito eleitoral que se desenvolve no Brasil. Não estou aqui para falar mal dos outros candidatos, mas me permitam apresentar as virtudes dos meus: Haddad & Manu.

Sempre simpatizei com Fernando Haddad (55 anos), professor da USP na área do Direito. A figura dele me inspira confiança. Casado também com uma professora da USP, Ana Estela, dois filhos (Carolina e Frederico). Haddad & Manu, como candidatos a presidente e a vice, têm a cara da modernidade.

Como secretário municipal de Cultura de Araçatuba na gestão de Cido Sério (ex-PT, atualmente candidato a deputado federal pelo PRB), participava das reuniões do secretariado às segundas-feiras. Numa delas, eu elogiei Haddad, dizendo que gostava do jeitão dele. Recebi do então prefeito de Araçatuba uma resposta surpreendente: "Haddad é um grande fdp". Percebi que eu e o prefeito estávamos fazendo caminhos diferentes. E a realidade provou isso.

Em 2016, fui candidato a prefeito de Araçatuba para segurar a barra do PT, pois o prefeito petista de Araçatuba apoiou candidato de outro partido. Naquela época, os brasileiros estavam ainda acreditando nos golpistas.
  
Essa atitude corajosa daquela eleição municipal dos petistas que não se amedrontaram, fez com que chegássemos a essa situação mais confortável do pleito de 2018.
  
Dizem que o velho Lula elege até poste, mas sempre indicou como seu sucessor gente boa. Dilma Rousseff, por exemplo, não tem nenhum processo correndo contra ela por corrupção. Dilma sofreu o golpe de 2016 porque se negava a assinar decretos que beneficiassem os corruptos que tomam conta do congresso, e tomam até hoje, pois os os mandatos deles terminam agora em 2018, incluindo o atual presidente golpista Michel Temer.

Com Fernando Haddad, o Lula não está agindo diferente, indicou o seu ex-ministro da Educação, ex-prefeito de São Paulo, para herdar o seu legado. Foi o melhor ministro dos últimos tempos.

Quando eu soube que ia ser avô do sexto neto, filho de Hélder e Nayara, tive uma surpresa: vai ser chamar Inácio em homenagem a Lula, porque foi o presidente que mais criou universidades no Brasil, apenas 17, enquanto FHC não criou nenhuma. E Hélder como professor da Universidade Federal de Goiás admira Lula e Haddad, ministro responsável também por essa democratização da educação brasileira.

Manuela Pinto Dávila (PCdoB), 37 anos, a Manu, gaúcha, jornalista e política brasileira. Foi deputada federal pelo Rio Grande do Sul entre 2007 a 2015. Exerce atualmente o mandato de deputada estadual em seu estado. O atual governador de seu partido, Flávio Dino, está consertando o Maranhão.

Diante do exposto, peço-lhe uma reflexão, caro leitor. Precisamos de paz, de inclusão social, tendo a educação como ferramenta privilegiada para o desenvolvimento brasileiro. Pense nas propostas de Haddad e Manu: um Brasil feliz de novo, com dinheiro circulando e mais emprego, ou seja, mais oportunidades. E até o dia 7 de outubro.

Nenhum comentário: