AGENDA CULTURAL

21.10.18

Bolsonaro e Hugo Chavez são semelhantes

Hugo Chaves / Jair Bolsonaro. Duas fotos distintas
*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Vou abordar um assunto que é polêmico, mas já foi abordado por candidatos a presidente nesta última eleição. Há revistas documentando aquilo que escrevo. 

Primeiro, nunca fui simpático a Chavez e Maduro, dirigentes da Venezuela, nem me afeiçoo ao regime Cubano. Sou pelo socialismo democrático, ou seja, sem democracia não se constrói nada. 

Como sempre afirmou o economista brasileiro Paul Singer, "trocar o bem-estar social pela liberdade não é um bom negócio", como aconteceu com a ditadura militar no Brasil também.

Hugo Chavez foi militar das Forças Armadas onde ocupou a patente de tenente-coronel. No dia 4 de fevereiro de 1992, Hugo Chávez, até então desconhecido, liderou um golpe de estado para derrubar o presidente, Carlos Andrés Pérez (eleito pelo povo). Com a intervenção do Exército, a tentativa de golpe fracassou, Chávez foi preso, julgado e condenado a dois anos de prisão. Militar é afeiçoado à força, às armas, ao golpe. Isso em qualquer país.

Mas numa entrevista à revista Veja, de 1999, retomada agora em 2017 pela mesma revista, Bolsonaro "afirmou que ex-presidente da Venezuela era esperança para América Latina e que gostaria que sua filosofia chegasse ao Brasil". Leia a revista clicando aqui. O que pensa realmente o Bolsonaro?

Então, caro leitor, o candidato a presidente Jair Bolsonaro, como ex-capitão, patente em que foi reformado, tem em seu DNA o militarismo e ainda como vice o general Mourão, que mais se parece com um ogro (bicho papão), como o qualificou a senadora Kátia de Abreu, com mentalidade da década de 50. 

Então, caro leitor, me desculpe se você é um eleitor do capitão, Hugo Chaves e Bolsonaro são bem parecidos, apoiam golpes, ferem a democracia para conseguir seus objetivos. Não fazem o meu perfil.

Aquilo que o PSDB não conseguiu ser, o partido da social democracia, o PT tem ela como sua meta. É isso que me encanta no partido. Não é perfeito, cometeu erros no caminho, mas nunca tentou buscar o poder a não ser pelo voto. E seu objetivo é melhorar a vida das pessoas no próprio capitalismo. 

Se você é uma pessoa, caro leitor, que é voluntária, faz a caridade social, pertence a alguma religião ou entidade que pratica  a inclusão social, não pode votar nesta eleição contra a sua prática. Pense bem. 


"Bolsonaro pode transformar o Brasil na Venezuela", diz professora dos EUA


https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2018/10/11/interna_politica,712172/bolsonaro-transformara-o-brasil-em-venezuela-diz-pesquisadora.shtml

Nenhum comentário: