AGENDA CULTURAL

3.7.19

Topa fazer uma viagem para o “Cosmos” com a gente?



Nos 50 anos do homem na lua o Sesc Birigui apresenta mais uma edição do projeto “Cosmos” que conta com oficinas e palestras voltadas à astronomia e ufologia


Do que é feito o universo? Será que é infinito mesmo? Haveria vida inteligente fora da Terra? Essas e outras perguntas caminham junto com a humanidade desde que o mundo é mundo. O “cosmos” realmente nos encanta, nos intriga, nos impressiona. E porque não falar sobre esse tema de forma mais profunda e educativa? Esse é o objetivo do Sesc agora em julho.

O projeto “Cosmos” traz uma abordagem focada na astronomia e ufologia, promovendo uma reflexão sobre a condição humana na terra e no universo. A programação apresenta oficinas, espetáculo e palestras para democratizar e aproximar o cidadão da ciência. Serão nove palestras, durante uma semana de evento.
Dentre os temas abordados, citamos a do professor e cientista Rodolfo Langui: A culpa é das estrelas? O palestrante busca responder questões que nascem da curiosidade do ser humano, como por exemplo: Afinal, qual o tamanho do universo? Será na segunda, dia 22, no teatro, a partir das 19h.
a astrônoma Gerline Lima traz o tema Satélites e Lixo Espacial. A especialista se aprofunda nos diferentes tipos de satélites e missões, além de discutir os problemas e riscos que o lixo espacial pode causar a nossa órbita. Será na terça feira, dia 23, a partir das 20h30, no Teatro, de graça.
Os apaixonados pela lua ainda poderão curtir a palestra Os mitos da lua, com o astrônomo e físico Emerson Perez. Celebrando os 50 anos do homem nesse satélite natural da Terra, o astrônomo aproveita para falar sobre os diversos mitos que envolvem o objeto celeste. Será que cortar o cabelo na lua crescente realmente certo? E as marés, como funcionam? Pra saber a resposta, é só participar. Será no dia 25, a partir das 19h, no teatro.
-->

Confira a programação especial em Julho:

Cosmos 2019
Usando uma abordagem educativa focada na astronomia e ufologia, o evento promove uma reflexão sobre a condição humana na terra e no universo. A programação apresenta oficinas, espetáculo e palestras para democratizar e aproximar o cidadão da ciência.

palestra

A culpa é das estrelas?

Com Rodolfo Langhi
O que são as estrelas? Do que é feito o Universo? Qual é o seu tamanho? O Sol explodirá algum dia? Seremos engolidos por um buraco negro? A curiosidade move o ser humano a buscar por respostas. E afinal, de quem é a culpa por toda esta curiosidade? Das estrelas!

Rodolfo Langhi tem Mestrado (2004) e Doutorado (2009) pelo Programa de Pós- Graduação em Educação Para a Ciência da UNESP/Bauru. É sócio efetivo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Coordena o Observatório Didático de Astronomia da Unesp.

Dia 22/7, segunda, das 19h às 20h Teatro

A partir de 12 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

palestra

Desmistificando a teoria da Terra Plana

Com Leo Benez
A palestra enfoca a teoria muito divulgada ultimamente, principalmente na internet, que afirma que a Terra não é esférica, e sim plana. O tema é abordado levando em consideração os argumentos da teoria da terra plana em contraste com a ciência.

Leo Benez é um dos fundadores do INAPE - Instituto Araçatubense de Pesquisas Espaciais e entusiasta de astronomia, ciência e tecnologias.

Dia 22/7, segunda, das 20h30 às 21h30 Teatro

Acima de 12 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

 palestra

A contribuição da Astronomia para o desenvolvimento científico da humanidade

Com Deidimar Alves Brissi
A palestra apresenta um panorama histórico de como a Astronomia contribuiu e contribui para o desenvolvimento humano, explorando a sua relação com outras ciências, como a filosofia e a religião


Deidimar Alves Brissi é licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e mestre em Física e Astronomia pela Universidade do Vale do Paraíba (2006). Possui seis livros publicados, entre eles O Sistema Solar (2009, divulgação científica), No reino dos titãs (2016, divulgação científica, Astronomia) e E a luz se fez (2018, livro técnico, Física, Matemática e Astronomia). Atua como editor voluntário da Editora Pindorama.

Dia 23/7, terça, das 19h às 20h Teatro - Acima de 12 anos

Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

palestra

Satélites e lixo espacial

Com Gerline Lima
A astrônoma apresenta os diferentes tipos de satélites, missões e órbitas, além de discutir os problemas e riscos que o lixo espacial pode causar em nossa órbita.

Gerline Teixeira de Lima é licenciada em Física pela Universidade Federal de Goiás (2013) e mestra em Ciências com ênfase em Física Nuclear Teórica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2017). Atualmente é doutoranda no programa de Engenharia e Tecnologias Espaciais no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. 

Dia 23/7, terça, das 20h30 às 21h30 - Teatro Livre

Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

palestra

Nikola Tesla: um gênio à frente do seu tempo 

Com Ednei Procópio

Nikola Tesla foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e eletrotécnica. Um cientista tão à frente de seu tempo que rumores e especulações o colocam no centro de uma teoria conspiratória que envolveria artefatos e comunicações extraterrestres. Afinal, quem foi Nikola Tesla e que contribuições ele trouxe para a humanidade?

Ednei Procópio é escritor, autor de diversos livros, editor e especialista em livros digitais. É membro correspondente do Grêmio Barramansense de Letras (Grebal/RJ), e consultor da UFO, a revista mais antiga do mundo sobre Ufologia.


Dia 24/7, quarta, das 19h às 20h Teatro

Acima de 12 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

palestra

O Grande Silêncio: O Paradoxo de Fermi e a Linguagem Cósmica

Com Marco Seixas


Faz parte do imaginário popular a ideia de que o Universo pode estar repleto de vida inteligente. Mas, como e onde encontrá-la? Essa foi a pergunta chave formulada pelo físico Enrico Fermi, na década de 40. A questão traz grandes discussões, levando ufólogos e cientistas a intensos debates.

Marco Seixas é Mestre em Medicina pela Universidade do Porto, Portugal. Ufólogo, pensador e conferencista, é consultor da Revista UFO e membro da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU).

Dia 24/7, quarta, das 20h30 às 21h30 Teatro

Acima de de 12 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

palestra

Os mitos da lua

Com Emerson Perez
Celebrando os 50 anos do primeiro homem na lua, a palestra aborda fatos e mitos sobre o único satélite natural da Terra, que sempre despertou a admiração e a mitologia dos seres humanos. É verdade que a lua influencia desde o nascimento de bebês, até o corte de cabelos, agricultura e marés?

Emerson R. Perez é graduado em Física pela Unoeste - Presidente Prudente/SP. Atualmente é o responsável técnico pelo MAAS - Museu Aberto de Astronomia - que é parte integrante do Parque Pico das Cabras Natureza e Ciências, localizado em Joaquim Egídio (Campinas/SP).


Dia 25/7, quinta, das 19h às 20h Teatro

Acima de 12 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

palestra

Após 50 anos de Conquista da Lua, haverá contato?

Com Gener Silva
O palestrante proporciona uma reflexão sobre a possibilidade do contato com inteligências alienígenas, abordando dentro da temática as condições sociais e tecnológicas para que isso aconteça. Gener Silva também traz debates sobre a existência da Civilização de Grau Um, de teoria do astrofísico russo Nikolai Kardashev.

Gener Silva é advogado, pedagogo, bacharel em educação física e ex professor de matemática. Foi Juiz Classista da Justiça do Trabalho. Atualmente é Vice-Presidente da Fecomercio SP, Presidente do Sincomércio/Araçatuba e CDL/Araçatuba. Idealizador do Evento Cosmos, é Coeditor da Revista Ufo e Membro da CBU - Comissão Brasileira de Ufólogos.


Dia 26/7, sexta, das 19h às 20h Teatro

Acima de 12 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.


palestra

Anunnaki: A Verdadeira História da Humanidade

Com Van Ted
Os Anunnaki são uma raça de seres extraterrestres que, segundo ufólogos e algumas culturas antigas, conviveu durante milênios com os seres humanos. Teriam sido cultuados pelos antigos sumérios e outras culturas e mitologias do Mundo Antigo. A palavra Anunnaki significa "Aqueles que do Céu vieram para a Terra". A palestra aborda como essa raça pode ter contribuído com a humanidade.

Van Ted é escritora, estudiosa e pesquisadora do tema Anunnaki.Recentemente publicou sua primeira obra, intitulada Anunnaki: A Era dos Deuses, em que oferece uma reflexão sobre o que aconteceu no passado e como isso nos influencia atualmente. Lidera a comunidade brasileira de estudiosos do tema Anunnaki.


Dia 26/7, sexta, das 20h30 às 21h30 Teatro

Acxima de 12 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

vivência

Observação Cósmica

Com Wilson Balbo, do INAPE - Instituto Araçatubense de Pesquisas Espaciais Observação de estrelas e planetas com telescópio profissional. Mediação da equipe educativa do INAPE - Instituto Araçatubense de Pesquisas Espaciais.

De 22 a 26/7, segunda a sexta, das 19h às 21h Gramado das Palmeiras

Livre Grátis

oficina

Ritmos astronômicos na agricultura biodinâmica

Com Pedro Jovchelevich, da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica

No minicurso são abordados temas como: princípios gerais de astronomia, constelações do zodíaco e principais ritmos da lua, planetas e constelações zodiacais e sua relação com desenvolvimento vegetal, planejamento astronômico agrícola e vivências de observação do céu a noite.

Pedro Jovchelevich é Engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, possui Mestrado em Horticultura- Influência da lua na cultura da cenoura sob cultivo biodinâmico, FCA- UNESP, é coordenador geral da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, docente do curso de especialização lato sensu em Agricultura Biodinâmica Faculdade Galileu/Inst. ELO, organizador do curso Semeador de estrelas em SP, MG, PR,RGS e SC e docente de astronomia para alunos do ano de escolas waldorf.


Dia 26/7, sexta, das 17h às 19h Dia 27/7, sábado, das 14h às 18h Sala Múltiplo Uso 2

A partir de 14 anos
Grátis - Inscrições pelo Portal Sesc

espetáculo

Big Bang

Com a Cia. Truks
O espetáculo recria a história da humanidade de forma crítica e bem-humorada. O Big Bang, a vida na pré-história, a chegada do homem à Lua e o excesso de trabalho no mundo contemporâneo estão entre as temáticas abordadas por meio do teatro de animação e de objetos.

Dia 25/7, quinta, às 21h Teatro

Livre
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

oficina

Máscara extraterrestre

Com Beatriz Barros
Que seres podemos inventar? A oficina propõe a criação de uma máscara de extraterrestre construída com papel machê. Além de aprender a técnica do papel machê, as crianças interagem em uma produção colaborativa com os outros participantes e seus responsáveis.

Dias 20 e 21/7, sábado e domingo, das 10h às 13h Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)

Livre
Grátis - Entrega de senhas com 30 minutos de antecedência.
Oficina continuada, turma única

vivência

Realidade Virtual Cósmica

Com Cainã Brinatti Guari e Vitor Marchi
Conheça e teste óculos de realidade virtual com jogos e vídeos 360° com temáticas de astronomia e ufologia: uma experiência 3D com planetas, estrelas, naves e extraterrestres.

Cainã Brinatti Guari, formado na UNESP em design gráfico, atualmente desenvolve o DALE, um projeto maker de controladoras MIDI para discotecagem, open source, baseada em Arduino e em prototipagem rápida. Temas de interesse: fabricação pessoal, plataformas de prototipagem eletrônica física e digital, educação, fabricação digital, coletivos criativos, música eletrônica e dispositivos de tecnologia acessível e de inserção social.

Dia 22/7, segunda, das 18h30 às 20h30

De 23 a 26/7, terça a sexta, das 14h às 20h30 Área de Convivência

Grátis

oficina

Brincando com os planetas

Com equipe do Instituto Federal de Birigui
A atividade convida o público a brincar com o jogo “No reino dos Titãs”. O jogo ensina astronomia de forma lúdica com ajuda de um baralho, jogado nas modalidades de memória e trunfo.

De 24 a 26/7, quarta a sexta, das 13h30 às 17h30 Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)

Acima de 12 anos Grátis


oficina

Construção de Telescópio

Com Natália Palivanas
Na oficina o participante aprende a construir e utilizar um telescópio! Além disso, aprende sobre os diversos tipos de óptica, montagens, acessórios e manuseio do aparelho. Depois de pronto, o telescópio ficará no Espaço de Tecnologias e Artes.

Natália cursa Bacharelado em Física Computacional na USP, trabalha 5 anos com atividades de divulgação científica e da astronomia no Observatório Dietrich Schiel (USP São Carlos).

Dias 27 e 28/7, sábado e domingo, das 10h às 13h Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)

Acima de 16 anos
Grátis - Entrega de senhas com 30 minutos de antecedência.

oficina

Pequenas invenções de Nikola Tesla

Com Deva Bhakta
Quem foi Nikola Tesla? Conheça o gênio da mecânica e da eletrotécnica por meio da reconstrução de pequenas invenções e experiências com motores e produção de energia elétrica.

Nikola Tesla foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e eletrotécnica, de etnia sérvia nascido na aldeia de Smiljan, Vojna Krajina, no território da atual Croácia. Tesla é muitas vezes descrito como um importante cientista e inventor da modernidade, mais conhecido pelas suas muitas contribuições revolucionárias no campo do electromagnetismo no fim do século XIX e início do século XX.


Dias 27 e 28/7, sábado e domingo, das 14h às 17h Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)

Acima de 10 anos
Grátis - Entrega de senhas com 30 minutos de antecedência.

oficina

Reconhecimento do Céu

Natália Palivanas
A oficina oferece ao participante conceitos necessários para a observação do céu, suas constelações e corpos celestes. Aprenda sobre os sistemas de coordenadas, os movimentos do céu, brilho dos astros e objetos celestes visíveis. Não é necessário conhecimento em astronomia.

Dias 27 e 28/7, sábado e domingo, das 14h às 18h Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)

Acima de 16 anos
Grátis - Entrega de senhas com 30 minutos de antecedência

Nenhum comentário: