AGENDA CULTURAL

28.11.19

O Rotary e a ONU - Mark Daniel Maloney




O Dia do Rotary nas Nações Unidas, que celebramos em novembro, é um lembrete importante da relação histórica entre as nossas organizações. Mas o evento deste ano é ainda mais importante do que o habitual, pois estamos comemorando o 75º aniversário da assinatura da Carta das Nações Unidas, em junho de 2020.

Vocês podem perguntar: por que celebrar este aniversário? Para o Rotary, faz todo sentido, pois desempenhamos um papel muito importante na Conferência de São Francisco, que formou a ONU em 1945. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Rotary publicou materiais sobre a importância de formar uma organização do gênero para preservar a paz mundial.



O Rotary não só ajudou a influenciar a formação da ONU, como também desempenhou papel importante na comunicação dos seus ideais. O Rotary instruiu seus associados sobre planos para criar a ONU por meio de inúmeros artigos na The Rotarian e de um livreto intitulado A Partir de Agora (em tradução livre). Quando chegou a hora de escrever a Carta da ONU, o Rotary foi uma das 42 organizações que os Estados Unidos convidaram para servir como consultores da sua delegação na Conferência de São Francisco.

Cada organização tinha assentos para três representantes, desta maneira os representantes do Rotary International participaram em rodízio. Dentre os representantes oficiais do Rotary estavam o secretário-geral, o presidente atual e vários ex-presidentes do Rotary e o editor da revista The Rotarian. Além disso, rotários da África, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e América do Sul serviram como membros ou consultores das delegações de seus países.
Mark Daniel Maloney

Temos um relacionamento importante e duradouro com a ONU que merece ser celebrado e apreciado. Para reconhecer esse relacionamento, o Rotary organizará cinco eventos especiais entre agora e junho: Dia do Rotary na ONU em Nova York, no dia 9; conferências presidenciais no ano que vem em Santiago, Chile, Paris e Roma; e uma celebração final pouco antes da Convenção do Rotary International em Honolulu.

O enfoque na ONU no próximo ano não é apenas sobre o passado, mas também ilumina um caminho para o nosso futuro. Há muitos paralelos entre o trabalho que fazemos por meio das nossas áreas de enfoque e o trabalho dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Embora essas metas sejam incrivelmente ambiciosas, elas fornecem inspiração e direção - e são semelhantes às muitas metas do Rotary, que provaram criar mudanças positivas e duradouras no nosso mundo. As metas podem ser alcançadas, mas somente se forem alcançadas com o mesmo comprometimento e tenacidade de longo prazo que o Rotary entende tão bem. Sozinhos, não podemos prover água potável para todos, não podemos eliminar a fome, não podemos erradicar a pólio. Mas junto com parceiros como as Nações Unidas, é claro que podemos.

Considere participar de uma das nossas celebrações da ONU. Estou ansioso para compartilhar notícias sobre esses eventos especiais com vocês durante o ano.

Mark Maloney
Presidente Internacional do Rotary, 2019-20

Nenhum comentário: